3 dicas para você aprender a limpar o seu estofado da maneira correta

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Nada é mais gostoso do que chegar a casa no final de um dia e poder se jogar em um delicioso sofá, para relaxar e recarregar as energias! Peça indispensável em todo living e de grande destaque no ambiente, o sofá passou por uma grande evolução, acompanhando o jeito de morar dos brasileiros. Atualmente, conta com estilos variados e muita tecnologia em sua produção.

Divulgação

"Por se tratar de um item que não se troca frequentemente, o cuidado com a manutenção do sofá é ponto chave para aumentar sua vida útil”, aponta Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel. Nesse período de quarentena, dicas úteis para limpar e manter o móvel que certamente segue com uma utilização acima da média na rotina em casa.

Rotina de limpeza

O cuidado cotidiano com a limpeza do sofá faz toda a diferença para sua durabilidade. Especialista em sofás, a Sierra Gabriel recomenda que a limpeza seja realizada, pelo menos, uma vez por semana. "Pode-se utilizar um aspirador de pó ou um pano levemente umedecido para retirar partículas de sujeira”, diz Gisele.

Em sofás de tecidos é possível utilizar, além do pano levemente umedecido, um pouco de detergente neutro em uma escova de cerdas macias. Já nos modelos de couro ou courino, recomenda-se a limpeza do dia-a-dia com um espanador ou uma flanela bem macia para não riscar ou manchar a superfície. Todavia, em nenhuma matéria-prima deve-se aplicar produtos químicos ou abrasivos como cloro, alvejantes ou limpadores multiuso, haja vista pode acontecer desgaste com as fibras.

Trimestralmente, uma hidratação pode ser feita, de preferência com uma empresa especializada.

Convivendo com pets

Tão queridos, os filhos de quatro patas estão presentes em muitos lares e já fazem parte da nova constituição das famílias. Para garantir uma convivência com os peludos sem que haja dores de cabeça, é preciso tomar cuidado com suas unhas e pelos nos estofados.

"Tecidos com tramas mais fechadas - como o suede e a lona - dificultam que os pets brinquem de escavar e acabem puxando muitos fios. Além disso, facilitam na hora da limpeza”, aponta Gisele. O aspirador de pó será seu grande aliado nessa hora, mas o uso de fitas adesivas é muito bem-vindo para a remoção dos pelos deixados.

Impermeabilização

A impermeabilização é super importante para impedir que líquidos e sujeiras penetrem no tecido do sofá.

"Existem impermeabilizantes que são vendidos em lojas especializadas e de materiais de construção para uso caseiro, mas eles podem não ter a mesma eficiência dos serviços feitos por empresas profissionais”, alerta Gisele. "Muito cuidado, pois no geral esses produtos são inflamáveis”.

As impermeabilizações profissionais podem durar até três anos se a manutenção preventiva continuar sendo feita. É preciso de atenção redobrada quando acidentes acontecem com líquidos mais ácidos - como a urina do bichinho, que mesmo em um sofá impermeabilizado pode causar mau cheiro. O recomendado é passar um pano úmido ou com detergente neutro imediatamente.

Conteúdo relacionado: