Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Guia prático

4 dicas para não errar na hora de escolher sua mesa de jantar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 ago 2020 às 14:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Indispensável em todo lar, a mesa de jantar reúne várias histórias – é ao redor dela, afinal, que recebemos amigos e familiares para momentos que vão muito além da refeição. Peça tão protagonista, pode ser encontrada em diversos modelos, formatos e materiais, permitindo composições de todos os estilos. "Escolher o modelo de mesa de jantar ideal pode fazer toda a diferença no apartamento, garantindo boa circulação e conforto ao sentar”, aponta Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, loja de mobiliários brasileiros de luxo. Segundo Gisele, quatro passos são indispensáveis para optar pela mesa ideal.


1. Considere aonde ela será disposta

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de escolher um modelo de mesa de jantar, é importante levar em consideração o local que ela ocupará no projeto. "Cada vez mais vemos lares integrados ou que não possuem, necessariamente, uma sala de jantar. Nesses casos, ela assume diversos papéis e funções, desde aquele local para o home office inesperado, até como elemento de delimitação de ambientes”, aponta Gisele. Nesses casos, é sempre importante estudar o melhor modelo e tamanho. "É ideal pensar no local em que a mesa será posicionada antes de decidir seu formato”, aconselha Gisele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão



2. Atente-se ao tamanho e posição da mesa

Publicidade


Ter em mente o tamanho do ambiente que receberá a mesa de jantar é essencial, assim é possível escolher um modelo que não comprometerá a circulação do espaço. "Ao decidir sobre o tamanho da mesa, é importante se atentar a dois fatores: o espaço disponível e a quantidade de pessoas que pretende acomodar na mesa”, aponta Gisele. Ela explica que o número ideal de assentos disponíveis em uma mesa de jantar é, no mínimo, dois a mais do que o número de moradores. E, para entender quantas pessoas a mesa comporta, Gisele divide um truque: "cada pessoa deve ter um espaço de 60 a 70 cm de largura na mesa, garantindo lugares confortáveis”, comenta. Gisele ainda explica que a altura ideal para uma mesa de jantar é de 70 a 75 cm. "Essa é uma altura confortável para diferentes biotipos e comporta muitos modelos de cadeira”, explica.


Pensando na circulação, a mesa de jantar deve estar sempre a 100 cm da parede e dos demais mobiliários.

Publicidade


Abaixo, a Sierra Móveis Gabriel separou algumas medidas mínimas para a composição de mesas e cadeiras de forma confortável:


Divulgação
Divulgação



3. Conheça os formatos

Publicidade


Mesas de jantar podem ser encontradas em diversos formatos. O retangular é o mais tradicional e é indicado para famílias grandes ou que adoram receber convidados, pois acomoda confortavelmente a todos. "Por conta de suas dimensões, funciona perfeitamente em ambientes estreitos e longos e ainda permite que uma de suas cabeceiras seja encostada em uma parede”, aponta Gisele. Sua variação quadrada funciona melhor em espaços maiores, mas traz a vantagem de aproximar os convidados.


Também muito utilizada, a mesa de jantar redonda é perfeita para ambientes pequenos, pois não compromete a circulação. Mas Gisele alerta: "o modelo redondo precisa ficar afastado de todas as paredes, por isso é necessário optar pelo tamanho correto para cada projeto”. Segundo Gisele, esse tipo de mesa também é a que mais estimula a interação entre as pessoas que estão sentadas. Como seu formato não possui quinas, é um modelo seguro para casas com crianças ou idosos.

Publicidade


As mesas ovais, por sua vez, se comportam de forma parecida com as retangulares. A vantagem é que, por possuírem bordas arredondadas, ocupam um pouco menos de espaço. "Independente do formato, mesas com pé central ocupam menos espaço e facilitam na hora de acomodar um assento extra”, afirma Gisele.



4. Entenda os materiais

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Por fim, escolher o material ideal para cada lar vai muito além da estética – suas características diversas trazem vantagens e facilidades no cotidiano. Mesas de vidro, por exemplo, são extremamente versáteis. "Neutras, as mesas de vidro combinam com todo estilo de decoração e trazem leveza ao ambiente, por conta de sua transparência além de darem destaque às bases onde estão apoiadas”, aponta Gisele. Assim, são ótimas escolhas para conferir sensação de amplitude a ambientes pequenos, conversam com outros tipos de materiais e acabamentos, e tem fácil limpeza. "A desvantagem do vidro é que ele está sempre suscetível a riscos e trincas. Além disso, sua transparência deixa evidente eventuais sujidades”, alerta.


Capaz de passear do rústico ao sofisticado, as mesas de madeira são outra bela opção. "Esse material é bastante resistente e versátil, contando com acabamentos diversos”, opina Gisele. Mesas de madeira de demolição, por exemplo, trazem certa rusticidade, ao passo que mesas de madeira laqueadas são contemporâneas. "As mais procuradas costumam explorar o tom natural da madeira, trazendo todo o aconchego do material”, comenta.

O material mais resistente para uma mesa, porém, é a pedra. Mesas com tampo de mármore ou granito, por exemplo, conferem sofisticação aos ambientes, aliando estética com durabilidade. "A desvantagem de um tampo de pedra é seu peso. A mesa deve ter uma base muito bem estruturada e a movimentação da peça é dificultada”, explica Gisele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade