Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ineficiente

Álcool não deve ser usado como produto de limpeza; entenda

Redação Bonde
18 dez 2013 às 09:01
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas utilizam o álcool como produto de limpeza. No entanto, seu uso não se justifica. Produtos específicos para fazer a limpeza, como um detergente ou limpador geral, possuem ação bactericida, preservando móveis, equipamentos e utensílios e não é inflamável. O álcool não age diretamente como agente de limpeza, apesar de muitas pessoas acharem que ele é melhor para limpar vidros, mesas, equipamentos de informática, móveis em geral. O uso inadequado pode trazer riscos a saúde e danificar móveis.

Segundo o diretor Eraldo de Melo da empresa de serviços gerais Conservar, o uso doméstico do álcool no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. "Muitos escritórios e residências utilizam álcool como agente de limpeza. O uso desse produto em contato com fórmicas, borracha, acrílico, cola e superfícies de componentes eletrônicos, por exemplo, o álcool pode danificá-las. Em relação à saúde, o produto pode causar ressecamento da pele, se aplicado sem luvas, alergias são causadas devido à sensibilidade específica de cada pessoa, e é altamente inflamável, podendo provocar acidentes", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se a utilização for realmente necessária, o mesmo deve ser armazenado em área bem ventilada, esta condição nem sempre está disponível nas empresas. "Algumas empresas deixam o álcool a exposição, isso facilita para um possível acidente. Se ocorrer algum circuito elétrico e o álcool estiver próximo demais, pode ocorrer um incêndio", disse Eraldo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Antes de usar qualquer tipo de produto, é necessário prestar atenção nas informações da embalagem para saber para que servem e onde podem ser usados de forma correta, sem correr o risco de danificar os objetos. O álcool em gel etílico em concentração 70% pode ser encontrado facilmente nos supermercados. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse álcool possui ação desinfetante intermediária. No entanto, o acondicionamento, a diluição e a aplicação limitam sua eficácia como desinfetante. A própria embalagem do álcool em gel nos orienta a deixar o produto em contato com a área a ser desinfetada por dez minutos.

Publicidade


Utilizando álcool na limpeza


O álcool evapora rapidamente, ele possui pouca ou nenhuma atividade residual em superfícies. Não basta passar rapidamente um paninho, é importante umedecer o pano ou aplicar diretamente o produto na superfície do objeto.

Opte pelo produto em gel, assim você poderá evitar acidentes domésticos. Faça sempre pequenos testes antes de aplicar qualquer produto, dependendo do material, o álcool pode manchar facilmente o objeto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade