Aprenda a fazer uma limpeza eficiente contra vírus e bactérias durante a pandemia

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Em um momento que tanto se falam em medidas para prevenção do Covid-19, essencialmente, as dicas para uma limpeza adequada e que reduza os riscos de contaminação estão entre os assuntos mais ventilados e que sempre agregam no bem estar de todos. Com o isolamento social, é importante que estejamos atentos também em manter a limpeza e a higiene dentro dos nossos lares, garantindo assim além de um ambiente seguro, mais conforto para esses dias de confinamento.

Pixabay

Especialista em soluções para casas e empresas com a contratação de serviços em construção civil, o Habitissimo selecionou algumas dicas para limpeza e higienização de casa, que auxiliam na realização de uma faxina mais eficiente e funcional, imprescindível para o momento em que vivemos.

Higienize seu sofá: uma limpeza boa nos sofás é fundamental para uma faxina completa na sala. Comece retirando as capas das almofadas para lavar e, em seguida, elimine ácaros e poeira usando um aspirador que alcance todos os cantinhos mais difíceis. Já em caso de manchas, o truque é a utilização de misturas caseiras como água, vinagre branco, bicarbonato e detergente neutro, por exemplo. A mistura deve ser usada com a ajuda de um borrifador e aplicada diretamente na mancha. Para retirar o excesso, use um pano úmido e em seguida, seque o tecido com um pano seco e limpo.

Mantas, cobertores e edredons: com as temperaturas mais amenas pela chegada do outono, as mantas, cobertores e edredons que, até então, estavam guardados, já devem ser lavados e higienização antes do uso, eliminando ácaros, poeira e também removendo o cheiro de guardado.

Não se esqueça do colchão: realizar a limpeza do colchão parece uma tarefa difícil e complicada mas, na realidade higienizá-lo, não exige muito tempo e esforço. Antes de colocar a roupa de cama, polvilhe sobre o colchão bicarbonato e deixe por algumas horas. Após isso, passe o aspirador para tirar o que sobrou e pronto, seu colchão está preparado para ser usado novamente.

Limpe também os rodapés: normalmente essa etapa não é lembrada pela maioria das pessoas. Com o grande acúmulo de pó, convém adotar uma limpeza com mais frequência. Deixar os rodapés limpinhos é simples: para eliminar toda a sujeira e poeira que se encontra naquela área aposte no uso do aspirador, um pano úmido e só. Assim, os rodapés ficam higienizados e com uma aparência mais bonita.

Desinfete objetos comuns: teclado do computador, mouse, maçanetas, torneiras, interruptores de luz e a porta da geladeira são alguns dos pontos que não podem passar despercebidos na limpeza. A recomendação é que sejam limpos todos os dias com a ajuda de um pano umedecido com desinfetante ou com o próprio álcool 70%.

Atenção ao hall de entrada: a entrada do lar não pode ser esquecida já que funciona como uma espécie de ponte do mundo externo para o interior do imóvel.

Assim, atentar-se a alguns cuidados essenciais para o momento de retornar para casa: coloque uma sapateira ou um tapete logo no acesso para deixar os calçados que vierem da rua. Você também pode substituir o tradicional capacho por um pano úmido e, ainda, colocar um recipiente exclusivo para depositar as roupas usadas para que já sejam lavadas. Além disso, é aconselhável determinar um local isolado para deixar bolsas e chaves penduradas e procurar disponibilizar frascos de álcool gel e álcool líquido 70% logo na entrada, facilitando, assim, a limpeza de quem teve de sair para a rua.

Conteúdo relacionado: