Aprenda como melhorar a saúde das plantas, mesmo durante o frio!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Quem tem plantas em casa sabe: basta que a umidade do ar mude, ou que o tempo comece a esfriar, que o aspecto das folhas fica diferente e as cores diminuem de intensidade. Com o início do tempo frio, alguns cuidados extras são necessários para garantir a saúde das áreas verdes, seja dentro de casa ou em gramados no quintal.

Divulgação

Algumas plantas resistem bem à queda de temperatura, entretanto, as plantas mais populares usadas para decorar a casa e os ambientes externos podem sofrer com a falta de calor. É importante manter as plantas protegidas de ventos fortes e de geadas, que podem acontecer durante o inverno em locais mais frios.

A frequência da rega também deve diminuir, já que não há o calor para evaporar a água das plantas, e o excesso de umidade aumenta as chances de proliferação de fungos. Entretanto, ainda é necessário aguar as plantas, já que o ar durante os meses de frio tende a ficar mais seco.

A adubação é outro aspecto que deve ser levado em conta quando o assunto é a saúde das plantas. Durante o frio, elas costumam perder folhas e diminuir a velocidade do crescimento - tudo para economizar energia. Cada planta tem suas características individuais, que devem ser respeitadas. Ainda assim, é importante adubar a planta durante o período de menores temperaturas, para garantir o desenvolvimento apropriado.

Para quem cultiva uma maior quantidade de plantas, hábito comum em casas com mais espaço, tanto na capital, quanto em lugares do interior, é possível encontrar produtos de uso industrial para ajudar na saúde das folhas. O pó de rocha, por exemplo, é um composto que vem sendo cada vez mais utilizado por agricultores para melhorar a fertilização, na recomposição do solo e na resistência das plantas - uma alternativa não prejudicial em relação aos fertilizantes químicos.

Independentemente do tipo de planta, a melhor maneira de conferir quais são as necessidades relacionadas à rega e aos nutrientes que a planta possa ter é através da observação de suas folhas. A presença de folhas retorcidas e amareladas, por exemplo, pode ser um indicativo de excesso de água, falta de zinco ou falta de potássio, expondo a necessidade de uma observação mais detalhada para determinar qual tipo de adubo ajudará a resolver a questão.

O sistema de drenagem do vaso também pode afetar a qualidade das plantas, já que o acúmulo de água no fundo do recipiente muitas vezes é responsável pelo apodrecimento das raízes. Assim, é essencial chegar regularmente a qualidade dos vasos, assim como o aspecto da terra, que precisa estar fofa e úmida, garantindo que a planta tenha espaço para crescer saudável e aguentar todas as estações do ano. Manter a planta segura durante o frio é a melhor garantia de que ela terá forças para ficar bela quando a primavera chegar.

Conteúdo relacionado: