Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira na matéria!

Arquiteta destaca os principais pontos para construir uma área de lazer com piscina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 dez 2020 às 13:13
- Sergio Israel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja para aproveitar as férias de verão ou os finais de semana na companhia de familiares e amigos, um dos maiores desejos dos proprietários de casas é ter uma área externa com piscina para chamar de sua. E esse desejo é vigoroso independentemente do endereço: a residência que se configura como endereço principal ou o refúgio de campo ou na praia.


Diante da necessidade de ampliarmos o nosso tempo em casa – que teve início em 2020 e se prolonga pelo momento atual –, o lar adquiriu uma dimensão muito maior em nossas vidas. "Além do descanso, alimentação e relaxamento, o lazer, mais do que nunca, deverá se fazer presente nos projetos. Nesse quesito, a felicidade proporcionada pela combinação sol e piscina pode ser vivenciada tanto por uma pessoa sozinha, como também acompanhada por seu núcleo de relacionamento mais próximo”, afirma Patricia Penna, à frente do seu escritório Patricia Penna Arquitetura & Design de Interiores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Experiente na execução de casas com áreas de lazer com piscina, a profissional relaciona dicas para quem está planejando iniciar o projeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Projeto e planejamento
O primeiro passo é ter o briefing do cliente. A arquiteta Patricia Penna reforça que a primeira ação é compreender as expectativas do proprietário do imóvel. "Para o bom desenvolvimento do projeto, precisamos compreender os anseios do cliente, pois trata-se do planejamento do setor de lazer da residência – vai além da piscina, em si”, explica. A partir daí, já é possível avaliar os custos, grau de complexidade e tempo de execução, da obra.

Publicidade


Dimensões e localização
Depois do briefing, é hora de dar início aos estudos de projeto, avaliando local de implantação da piscina, bem como dimensões, acessos, e tudo o que concerne ao setor de lazer.


De acordo com Patrícia, uma piscina precisa ter no mínimo dimensões entre 3 a 3,50m de comprimento x 2,50m de largura. Caso os moradores desejem praticar natação, algo bastante comum, esses números mudam consideravelmente: entre 15m e 20m de comprimento com largura mínima de 2,5m. "Quando a área externa da casa é pequena, costumamos sugerir outras opções de imersão aquática como ofurôs e spas”, relata a arquiteta.

Publicidade


Independentemente das dimensões da piscina - grande ou pequena, larga ou apenas uma raia – existe uma grande liberdade (ainda que convenções) quanto ao formato da piscina. "Desenhos com linhas orgânicas voltam a atrair os clientes e se adequam super bem em vários estilos de residências”, conta.


Leandro Moraes
Leandro Moraes - A área mais rasa – prainha – é ideal para entrar na piscina, pois dispensa a escadinha, além ser o lugar ideal para as crianças
A área mais rasa – prainha – é ideal para entrar na piscina, pois dispensa a escadinha, além ser o lugar ideal para as crianças


Segurança
Se a segurança, por si só, já deve nortear o projeto como um todo, a atenção deve ser redobrada em famílias com crianças. Os materiais que contribuem para esses cuidados vão desde pisos antiderrapantes para o entorno da piscina, a como barreiras removíveis e capas de proteção.

Publicidade


A arquiteta ainda sinaliza a importância de um trecho mais raso: a "prainha”, para facilitar o acesso à piscina, bem como criar uma área mais segura para a diversão das crianças e também local de contemplação e relaxamento, para os adultos.


A responsabilidade no projeto também engloba a instalação de ralos e saídas de água com proteção anti sucção, além de inspeções e manutenções periódicas. "Vale ressaltar que o uso, por lei, é obrigatório para evitar acidentes trágicos”, relata a arquiteta.

Publicidade


Pensando nos acessórios, o morador deve investir ainda em boias de formatos diversos, que podem ser utilizadas tanto por crianças, como por adultos.


O que não pode faltar em uma área externa de lazer com piscina?
Não podem faltar elementos que facilitem e complementem os momentos de lazer! Espreguiçadeiras, poltronas confortáveis, mesas de apoio, ombrelone, além de um facilitado acesso ao setor de serviços, pois o fluxo cozinha/área de serviço/lazer é, normalmente, bastante intenso. Além disso, é ideal que o mobiliário seja resistente às intempéries, próprios para áreas externas.

Publicidade


No sentido de projetar não apenas uma piscina, mas sim o "setor de lazer”, é natural associar a piscina, a uma varanda gourmet, com infraestrutura de cozinha – fogão, geladeira, churrasqueira, forno, e quaisquer outros eletros que o cliente deseje, como máquina de gelo, gaveta aquecida, refrigerada, cervejeira, etc. A cozinha de apoio ao "lazer” é super interessante pois evita o acesso ao interior da residência, facilitando o fluxo do lazer, e evitando possíveis acidentes ou estragos.


Por fim, um elemento imprescindível em qualquer setor de lazer, é um bom paisagismo! Em espaços menores ele pode ser feito com vasos, ou canteiros, e em áreas maiores com um lindo gramado, um bom projeto paisagístico faz muita diferença! "O paisagismo engrandece e arremata o projeto. Agrada ao olhar e proporciona a sensação de estar conectado à natureza, contribuindo muito para o bem-estar almejado por todos”, diz Patricia.

Publicidade


Tendências, novas tecnologias e acabamentos: quais as novidades em piscinas?
No tocante aos revestimentos, fica no passado o protagonismo das pastilhas azuis para dar lugar aos revestimentos naturais como a pedra Hijau e opções produzidas em alta definição, que propiciam o aspecto natural fidedigno das pedras naturais.


As famosas ‘prainhas’ – área rasa da piscina que possibilita a colocação das espreguiçadeiras dentro d’água –, figuram-se na lista das tendências mais solicitadas pelos futuros donos de piscinas.

Por fim, como a piscina também tem o seu brilho durante à noite, a iluminação possibilita criar uma cena de luzes com os sistemas de automação existentes no mercado. "Tudo pode ser controlado, inclusive, pelo smartphone”, finaliza a arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade