Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para facilitar!

Arquiteta explica como melhorar a ergonomia na cozinha

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 jan 2021 às 14:17
- Julia Herman
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Detentora do título de ambiente mais delicioso das residências, a cozinha deve ser pensada para atender as necessidades de cada habitação e dos seus moradores. Dessa forma, seu projeto precisa levar em conta algumas questões importantes, sobretudo em relação às dimensões, que proporcionarão mais praticidade e conforto para o cozinheiro.


Na hora de preparar os alimentos, uma boa ergonomia facilitará o dia a dia. Nesse aspecto estão englobadas as medidas dos elementos que deixarão as atividades praticadas nesse ambiente mais funcionais, considerando sempre as alturas dos usuários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os projetos de cozinha devem seguir algumas medidas que irão melhorar o aproveitamento do espaço. Além disso, elas proporcionam mais segurança e bem-estar aos moradores”, afirma a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome. Usando sua experiência e expertise, a profissional reuniu dicas importantes sobre o assunto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Confira a seguir:

Publicidade


Altura ideal da bancada
"O ideal é que a bancada fique em uma altura confortável o suficiente para ninguém precisar se curvar para alcançar o fundo da cuba”, conta a arquiteta. Para isso, a bancada deve ter uma altura acabada do piso de 90 cm a 94 cm e uma profundidade mínima de 65 cm, espaço recomendado para comportar uma cuba grande e a torneira.


Se houver máquina de lavar louça de piso, essas medidas podem sofrer uma alteração. Nesse caso, a dica é colocá-la em um canto, próximo da cuba, mas fora da bancada em uso, para que a altura extra não atrapalhe o local de trabalho. Além disso, o melhor é que a pia seja instalada em um local com bastante iluminação para que, ao lavar ou preparar os alimentos, os aspectos fiquem bem visíveis.

Publicidade


Armário superior
Esse elemento tão importante para organizar os utensílios pode ter uma profundidade menor do que a bancada, em torno de 35 a 40cm. Quanto a elevação, ele fica a 60cm acima.


Armário inferior
A versão inferior do móvel precisa ter a profundidade total da bancada. Se ele for suspenso do piso, a distância pode ser de cerca de 20cm, facilitando na hora da limpeza. Se, ao contrário, houver alvenaria entre os dois, sua altura deve estar entre 10 e 15cm e ter um recuo de 7 a 15 cm, proporcionando um melhor encaixe dos pés de quem estiver usando.

Publicidade


"Gosto de deixar um recuo de pingadeira de mais ou menos 1cm para que, caso escorra água, não bata direto na porta do armário”, aconselha a profissional.


Circulação
Na hora de projetar uma cozinha, a circulação é uma das prioridades. Assim, 90cm é uma boa medida que possibilita maior tranquilidade aos moradores, levando em consideração a distância mínima para abrir o forno e a porta dos móveis.

Publicidade


Nos casos em que há uma ilha no meio, é preciso cogitar a possibilidade de que duas pessoas estejam usando o ambiente ao mesmo tempo. Dessa forma, o recomendado é um espaço de 1,20m a 1,50m. "Nesse tipo de projeto sempre tento deixar as duas peças desalinhadas, evitando que as pessoas fiquem de costas uma para a outra”, diz Isabella Nalon.


Coluna de fornos, micro-ondas e forno elétrico
"Antes de qualquer coisa é essencial pensar em todos os itens e eletrodomésticos que serão instalados para poder colocar em prática essas medidas”, afirma. Sendo assim, o micro-ondas deve estar à altura dos olhos de um adulto, entre 1,30m e 1,50m do piso. Já o forno elétrico pode ser colocado abaixo do primeiro, entre 90 e 97 cm do seu centro. Além disso, o ideal é que as colunas de fornos estejam afastadas do fogão para não engordurarem os eletrodomésticos.

Publicidade


Julia Herman
Julia Herman - Preste atenção nas alturas dos eletrodomésticos | Projeto: Isabella Nalon
Preste atenção nas alturas dos eletrodomésticos | Projeto: Isabella Nalon


Fogão
Ao falar do fogão, que pode ser tanto um embutido tradicional com forno quanto um cooktop elétrico ou a gás, alguns cuidados são necessários. O melhor é que ele seja instalado próximo a pia, com uma área de transição de 0,90m a 1,20m, com lugar para acomodar as panelas quentes e o preparo das refeições. O exaustor, por sua vez, fica a uma altura mínima de 50cm até 70cm da bancada.


Backsplash
A altura do frontão ou backsplash varia de acordo com cada projeto. Se há uma janela logo acima da bancada, ele deve estar entre 15 cm e 20 cm, encostando na abertura.


Mesa para refeição
Em cozinhas com mais espaço é possível colocar uma mesa para refeições rápidas. Para que ela seja confortável é preciso ponderar que sentarão pessoas dos dois lados e que o centro é um local de apoio. Assim, um móvel com profundidade de 80cm comporta tudo sem aperto.

Sobre a altura, o ideal é 76cm do tampo ao piso. Caso o morador tenha mais de 1,80m, as medidas devem ser reavaliadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade