Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Casa de praia: cuidados para evitar o mofo e a maresia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 jan 2021 às 18:01
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o início do verão e o aumento da temperatura em todo o país, a alta temporada leva os turistas ao litoral. Segundo pesquisas divulgadas pela Expedia, viajar à praia é essencial para 77% dos brasileiros e 81% dos entrevistados preferem viajar na estação mais quente do ano.


Adquirir um imóvel em uma das mais de duas mil praias brasileiras é uma ideia que provavelmente já passou pela cabeça de muitas pessoas. Em 2021 é estimado um crescimento de 20% nos lançamentos de imóveis no litoral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para muitos, a casa de praia representa períodos de alegria, longe do estresse da cidade. Mas o excesso de umidade pode interromper os momentos de relaxamento e trazer inúmeras dores de cabeça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


O litoral e a questão da umidade nos imóveis

Publicidade


Um problema recorrente principalmente quando o imóvel não é utilizado é o mofo e o mau cheiro. Tanto apartamentos, quanto casas na praia trazem como um dos maiores desafios combater o cheiro desagradável e característico de ambientes fechados. É o resultado do período em que os imóveis ficam vazios.


A umidade excessiva, além de causar mofo e o mau cheiro, também causa a deterioração de móveis e eletrodomésticos. Nem a madeira e nem metais estão livres dos danos. Enquanto o mofo destrói todo material orgânico, os efeitos da maresia corroem os objetos de metal.

Publicidade


No litoral, a casa toda está sujeita a sofrer com o excesso de umidade. Alguns cômodos, como banheiros e cozinha, são os mais afetados. Isso ocorre porque nos banheiros, além da umidade local que já é elevada, ainda sofre o acréscimo da umidade por conta do vapor dos chuveiros. Já na cozinha, o vapor do cozimento de alimentos é um adicional a umidade.


Há que se considerar também imóveis com suítes. Nesses casos, o aumento da carga úmida do ambiente ocorre por conta do vapor dos chuveiros que se soma à umidade já existente devido à localização. São afetados nas suítes os guarda-roupas ou armários, roupas de cama e outros tecidos que acumulam também ácaros.

Publicidade


Ácaros são extremamente prejudiciais para quem tem doenças alérgicas, principalmente respiratórias como rinite, bronquite e asma, podendo desencadear as crises alérgicas. "Os alérgenos, como ácaros, fungos e pólen, ficam em maior concentração no ar, o que possibilita maior contato com nosso sistema respiratório, nariz, boca e olhos, levando a sintomas de rinite, conjuntivites e asma alérgica”, explica a alergista e imunologista do Hospital Materno Infantil (HMI), Lorena Diniz.


Outra dificuldade comum no litoral, principalmente na época das chuvas, é com a secagem das roupas. Mesmo expostas no varal, quando a umidade é muito elevada, apresentam dificuldade para secar.

Publicidade


Como combater o excesso de umidade nas casas de praia


O excesso de umidade é responsável pelo surgimento de bolor e mofo nas superfícies, a proliferação de ácaros, e causam a deterioração de móveis e eletrodomésticos na casa de praia.

Publicidade


Para controlar a umidade é possível contar com o uso de desumidificador. Presente há mais de 36 anos no mercado, o equipamento promove a conservação dos bens do imóvel e os cuidados com a saúde respiratória.


Com o uso de desumidificador, a Thermomatic produtora de desumidificadores explica que remove-se o excesso de umidade do ambiente e mantêm-se os níveis estabilizados entre 50% e 60%, conforme é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ideais para o ser humano.


Os benefícios do uso de um desumidificador incluem:

- Previne a proliferação de ácaros, fungos e bactérias;
- Elimina o mau cheiro de casa fechada;
- Protege eletrodomésticos e eletrônicos contra maresia;
- Previne bolor e mofo em armários e gavetas;
- Acelera a secagem de roupas;
- Conserva alimentos na despensa;
- Garante qualidade do ar para toda a família.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade