Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ambiente importante

Cinco dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 jan 2021 às 16:23
Nesta sala, a arquiteta Carina Dal Fabbro optou por um sofá branco, com dois lugares e complementados pelas poltronas Barcelona - Bruno Cardi
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sabemos que a sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa. Por isto, precisa ser planejada para evidenciar a harmonia, bem-estar ao morador e o prazer do bem receber seus convidados. Um dos itens que podem interferir diretamente nesta sensação é o sofá. Afinal, é nele que nos sentamos para ver TV, ler um bom livro e se reunir com a família, entre tantas outras coisas. Mas como escolher o ideal?


Para a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, é necessário atentar-se na compra do móvel para que os momentos de descanso sejam ainda mais aconchegantes! O primeiro passo é definir o local desejado para posicionar o móvel e, sem seguida, checar as medidas. "Na hora de comprar, é impensável não ter essas informações nas mãos”, destaca. Na sequência, os detalhes como o tecido utilizado e o moodboard do ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista reuniu cinco dicas que vão ajudar a definir o certo sofá certo e de acordo com a sua demanda. Acompanhe:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Conheça os estilos
Sofá não é tudo igual e conta com vários formatos: tradicional, curvo, com chaise, redondo, reclinável, retrátil e o sofá-cama. Tendo definido o local onde será colocado, fica mais fácil decidir pelo modelo certo.

Publicidade


Para quem deseja um modelo sofisticado, mas que ainda traga conforto para os usuários, o clássico sofá de linhas retas pode ser o certo. "O ideal é que ele seja produzido em madeiras e percintas para sustentar as molas. Também é interessante que o móvel tenha espumas de qualidade como a D33, plumas ou soft”, indica Carina.


O sofá-cama também é um modelo que deve ser avaliado. Ainda de acordo com a profissional, se a família recebe visitas com frequência e não possui um ambiente exclusivo para hóspedes, o item pode ser imprescindível. Já para quem gosta de tendências, um sofá curvo ou redondo são os modelos em alta na decoração.

Publicidade


Divulgação
Divulgação - Sofás modulares, em suede bege, foram integram essa sala de estar projetada por Carina Dal Fabbro
Sofás modulares, em suede bege, foram integram essa sala de estar projetada por Carina Dal Fabbro


Misture modelos
Um comportamento muito comum no momento da compra de sofás é a combinação. Por isso, Carina menciona que, se a busca for por dois os mais produtos, eles não precisam, necessariamente, ser iguais ou combinarem. O bacana é a mistura! "Se eu tenho um sofá mais reto e contemporâneo, posso mesclar com um outro com poltronas mais clássicas, por exemplo. Tudo depende do que foi desenhado para o ambiente”, conta.


Saiba os melhores materiais e acabamentos
Além da estética, um dos pontos que precisam ser avaliados no momento de comprar um sofá são os materiais e acabamentos. Para quem deseja um item que tenha uma vida útil prolongada, o ideal é investir em um tecido tecnológico. "Além da proteção nos fios que é realizada antes de ser confeccionado, é um tecido repelente de líquidos e sujeira, ampliando assim sua durabilidade. A escolha é perfeita para quem mora com crianças e animais, por serem de fácil manutenção”, esclarece.

Publicidade


O linho também é um tecido interessante. De acordo com a arquiteta, ele pode proporcionar uma sensação maior de refrescância, principalmente nos dias quentes de verão.


Rafael Renzo
Rafael Renzo - Neste projeto, o escritório utilizou na parede principal um sofá reto e de cor neutra que, por sua vez, alinhou-se com as quatro poltronas
Neste projeto, o escritório utilizou na parede principal um sofá reto e de cor neutra que, por sua vez, alinhou-se com as quatro poltronas


Escolha o tamanho
O tamanho de um sofá varia de acordo com espaço do living, porém existem medidas padrões que podem ser empregadas como referência no momento de um compra.


Para Carina, na maioria das vezes um sofá de três lugares possui aproximadamente de 2,30m a 3m de comprimento. Já um de dois lugares pode variar entre 1,60 m a 2m. "Tudo depende necessidade do morador. Existem também os sofás menores, de 1,30 m e 1,40m para ambientes reduzidos. Quem não tem problema com espaço pode até ousar com versões de até 4m!”, esclarece.

Como combinar com o ambiente
Para a arquiteta, mantas, almofadas, cortinas, tapetes e outros componentes que possam fazer parte da sala de estar devem ser pensados após a definição do sofá. "Prefiro começar com o sofá e depois realizar todo o moodboard do projeto. Contudo, algumas dicas gerais que podem ser consideradas é apostar em cortinas off white, para não criar um ambiente escuro, e apostar em tapetes claros, principalmente em tons de cinza”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade