Comece a cultivar plantas em casa com estas dicas simples

por Redação Bonde com Leroy Merlin
   
Pixabay

Já estamos no mês da primavera, que é a estação das flores e considerada uma das mais bonitas do ano, momento em que as flores se abrem e com isso todo seu colorido é passível de contemplação e registro.

Para os adeptos, as flores e plantas podem trazer ao ambiente mais vida, cor, perfume, e entretenimento, além de deixar a casa com uma decoração despojada e atual. O contato diário com a natureza dentro do lar traz a sensação de paz, criando um refúgio dentro da própria casa. Se você ainda não se convenceu, que tal algumas dicas simples para começar.

Como começar?

- Escolha flores ou plantas de fácil cultivo, como: Samambaias, cactos, suculentas, orquídeas, bambus, begônias maculata, violetas, jiboias, fitônia, clorofito, pilea entre outras.

- Essas espécies são ideais para ambientes internos, sem luz direta, e pouca rega durante a semana.

Que tal uma horta?

As hortinhas são ótimas para quem gosta de temperos frescos como: manjericão, orégano, pimenta, alecrim e outros, eles também são fáceis de cultivar e podem trazer muito mais sabor ao prato. Para começar, que tal os vasos autoirrigáveis.

Para plantar

-Cada planta ou flor necessita de um espaço adequado, o interessante é não misturar mudas de diferentes espécies, mas vale seguir as regras básicas, com cada uma em seu vasinho;

- Escolha a muda da sua flor ou planta;

- Escolha o tipo do seu vaso que pode ser de plástico (retém mais umidade) ou barro (mais poroso) e algumas outras opções como: floreiras e canos de PVC;

- Escolha sua argila, pedriscos ou brita, eles são necessários para a drenagem, cubra todo o fundo do vaso;

- Em seguida aplique a manta, responsáveis para que não entupa os furos e também na separação da terra e pedriscos;

- Aplique um pouco de terra com compostos orgânicos adubadas, o tipo pode mudar de acordo com a planta escolhida;

- Coloque sua plantinha e finalize com o restante de terra;

- Regue ate que a água escorra pelos furos e decore com pedrinhas, deixe no local escolhido da sua casa;

- Lembre-se que deve dedicar ao menos um tempinho para elas, entre uma ou duas vezes por semana, dependendo do tipo.

Para os que querem mais praticidade é possível comprar suas flores e plantas já plantadas, apenas cuide dela com carinho, e quando necessário troque o vaso e siga as dicas acima. Coloque a mão na terra.

Conteúdo relacionado: