Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Como especificar o piso certo para os ambientes da casa?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mai 2020 às 15:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Construir ou reformar são dois verbos que conduzem profissionais e clientes a um infinito número de dilemas relacionados à escolha dos materiais. O quesito piso figura na lista com grande relevância: além da diversidade de estilos, matérias-primas, preços, cores e tamanhos disponíveis no mercado, escolher o revestimento certo implica em observar as configurações do ambiente e colocar na avaliação o custo x benefício entre preferência, estética e durabilidade.

Porcelanato, revestimento cerâmico, vinílico, madeira, ladrilho hidráulico, pastilhas são alguns dos mais aplicados nos projetos. Para explanar as principais características de cada um e tirar dúvidas, o designer de interiores Henrique Freneda, do escritório que leva seu nome, foi convocado para trazer sua experiência em um guia completo. Acompanhe:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Porcelanato

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Divulgação
Divulgação


Um dos revestimentos mais adotados pelos projetos, o porcelanato amplia cada vez mais o seu espaço no mercado em função da beleza, alta qualidade, durabilidade e a diversidade de tamanhos e estilos. Resultado da combinação entre a porcelana e materiais nobres, apresenta alta resistência mecânica, química e baixa porosidade em função da queima – geralmente superior a 1.200°C.

Publicidade


Com infinitos benefícios, o material se tornou um dos preferidos pela composição conforto térmico + facilidade para manutenção + limpeza e o amplo portfólio que reproduz, com perfeição, mármores e madeiras, entre outros. Como resultado, os consumidores encontram porcelanatos divididos em duas categorias: os técnicos e os esmaltados.


Versátil, o revestimento é perfeito para utilização em todos os ambientes internos e externos de projetos residenciais, assim como comerciais e corporativos. "Fico extasiado em ver como o porcelanato nos possibilita compor vários estilos de projetos”, revela Henrique Freneda.

Publicidade


Essa é uma vantagem muito positiva, pois a impressão HD das peças agrega autenticidade e fidelidade a proposta dos projetos, como o mármore, granito e a até mesmo a madeira. "Além de sustentável, pois deixamos de usar os recursos naturais, optar pelo porcelanato traz uma vantagem financeira muito positiva para o cliente”, acrescenta Freneda. Reproduzir estilos com facilidade também é capacidade do porcenalato, como o caso dos revestimentos que emulam os atributos da execução do cimento queimado.


A variedade de tamanhos é outro benefício, já que o profissional pode especificar a peça com as dimensões que proporcionem o melhor aproveitamento para o projeto. Atualmente, os grandes formatos, com tamanhos acima de 1m de largura e comprimento, beneficiam o melhor aproveitamento e a rapidez na instalação.

Publicidade


Por fim, a facilidade da manutenção e limpeza contribui para uma vida tranquila dos moradores. Por outro lado, requer cuidados com relação aos danos causados por quedas de objetos – que podem danificar a impressão – e, embora considerado por seu conforto térmico, pode demandar o apoio de um tapete em dias mais frios.



Cerâmica

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A cerâmica tradicional é composta por argila e minerais levada para altas temperaturas nos fornos das fábricas. Após esse processo, uma camada de esmalte é aplicada na superfície. Conhecida no mercado como um material de ótimo custo-benefício, a cerâmica pode ser aplicado em pisos de áreas internas e externas.


Todavia, por conta dos atributos inferiores ao porcelanato, é fundamental verificar a indicação do fabricante quanto à aplicabilidade indicada para revestimento e os índices de absorção de água. "Observar a procedência e a qualidade são cuidados importantes”, confidencia o designer de interiores. Atualmente, as empresas têm investido em impressões HD que elevaram o leque de opções de acabamentos. Entre as desvantagens, o rejuntamento pode, com o tempo, romper ou escurecer.

Publicidade



Vinílico


Divulgação
Divulgação


Produzido a partir do PVC, o piso vinílico é versátil e pode reproduzir o visual da madeira, pedras naturais ou até com a aparência de metais, como o aço corten. Encontrado em placas, réguas ou mantas, é bastante empregado em residências e áreas comerciais. Solução prática para reformas, ele proporciona obra limpa com facilidade na instalação. "É uma opção perfeita para quem precisa repaginar o piso de imóveis alugados”, explica Henrique Freneda.

Publicidade


A facilidade e a rapidez na instalação são pontos positivos para o piso vinílico. "Em obras com prazo curto de entrega, é uma alternativa imbatível. Além do prazo, o sistema contribui por eliminar os resíduos bastante comuns em obras”, avalia o designer de interiores. Nesse quesito, contribui também o fato do piso vinílico poder ser colocado em cima de outros pisos – em alguns casos, faz-se necessário apenas aplicar um produto específico ou picotar, como o caso de um cimento queimado.


Como um material mais econômico, o vinílico é uma boa alternativa para obras com budget apertado. Além disso, resolve uma questão muito recorrente entre vizinhos de ‘andares’: o toc toc dos sapatos, que é absorvido pelo material. Visando a durabilidade, o piso não aceita a lavagem tradicional como método de limpeza. Por conta da colagem, que não é resistente à água, o vinílico também não é viável em áreas úmidas como o banheiro.



Pastilhas de porcelana


Divulgação
Divulgação


Ninguém pode negar o charme das pastilhas de porcelana. Conhecidas pela formosura que confere às piscinas e vários ambientes da casa, o revestimento tem ampliado o seu espaço em projetos residenciais. Seja para o piso de um banheiro, cozinha ou até mesmo sala de estar, por exemplo, os espaços ganham também com a alta resistência do material submetido à altas temperaturas e cores com extremo vigor – desde as mais claras, até os tons mais escuros. "As pastilhas ganham cada vez mais destaque pela ótima qualidade, resistência, fácil limpeza e claro pela beleza”, conta Freneda.


Flexibilidade para os mais diversos estilos de projetos, tamanhos e modelos diferentes – seja pelo tradicional quadradinho ou a tendência das hexagonais – as pastilhas de porcelana também durabilidade e facilidade de limpeza nos ambientes. É uma aposta que está super em alta!



Madeira


Divulgação
Divulgação


Madeira é um clássico que não sai de moda e até pode parecer o revestimento menos complicado. Mas o pensamento não se confirma na medida em que madeira não é tudo igual. Com diversas espécies, é preciso conhecer os atributos e os cuidados de cada uma para decidir por aquela que revestirá um ambiente específico ou a casa toda. "E não é só isso. Busco sempre conferir a procedência da madeira, ter certeza sobre a sua certificação e obter informações sobre o seu tratamento”, avalia Freneda.


Com o conforto que a madeira oferece, o revestimento é perfeito para aplicação em salas de estar, jantar, além de dormitórios. "Sempre avalio a intensidade da circulação de pessoas ou a proximidade para o contato com a água, que precisa ser evitado”, acrescenta o designer. Para áreas com alto tráfego, as madeiras mais escuras são as indicadas para o piso. Em áreas externas e molhadas, o deck que compõe varandas, jardins e áreas externas demanda madeiras especificamente tratadas para o uso. Outra opção bastante utilizada são as madeiras de demolição, que além do apelo estéticos, também contribuem para a sustentabilidade.



Ladrilho Hidráulico


Divulgação
Divulgação


Essência artesanal e uma personalidade muito presentes em palácios do século XIX, o ladrilho hidráulico ressurgiu como uma tendência que veio para ficar. Perfeito para uma composição que remonta a painéis decorativos e mosaicos, o revestimento confere alta resistência à impactos e desgastes em função de sua absoluta durabilidade.


Feito peça por peça, seu resultado provém da combinação do pó de mármore, cimento e corante. O nome hidráulico procede do seu sistema de cura: ao invés da ida para fornos, as peças passam pelo processo imersão na água. "Gosto de usar o ladrilho com o propósito de causar destaque. O resultado é um piso lindo e muito charmoso”, diz Henrique.

Entre os cuidados, a porosidade das peças demanda atenção no assentamento para evitar manchas. E para causar um efeito ainda mais bonito, o enceramento das peças antes da aplicação é recomendado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade