Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas valiosas

Confira alternativas para economizar gás de cozinha

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 out 2020 às 14:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre maio e setembro de 2020, a Petrobras reajustou o valor do gás de cozinha seis vezes consecutivas. O último reajuste foi de 5%, totalizando uma alta de 5,3% no ano do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O valor final que chega ao consumidor também subiu diversas vezes, considerando custos de impostos, mão de obra, logística e outros.


O gás de cozinha é um produto essencial nas casas e sua alta representa também um aumento nos custos da alimentação. Por isso separamos, a seguir, algumas maneiras de economizar o gás, a fim de diminuir o impacto dos aumentos. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Faça pesquisa de preços
Esta dica serve para praticamente tudo, e com o gás de cozinha não seria diferente. Antes de finalizar uma compra, pesquise em pelo menos três fornecedores diferentes e leve em consideração outros custos, como o frete até sua residência, para o barato não sair caro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Atente-se ao preaquecimento
O preaquecimento do forno pode ser um grande aliado para acelerar o tempo de preparo dos alimentos. Entretanto, não é raro ouvir relatos de pessoas que ligam o forno muito tempo antes e acabam esquecendo que está ligado. A dica é preaquecer apenas quando necessário e por cerca de dez minutos antes de colocar o alimento para assar, a uma temperatura de 200ºC.

Publicidade


Panela pequena na boca pequena
Muitas pessoas acham que quanto maior a boca, mais rápido a panela pequena irá aquecer. Até é verdade, mas, por outro lado, parte do calor gerado pelas chamas acaba indo para o ar ao invés de ir para a panela, causando desperdício de gás.


Invista na panela de pressão
Apesar de causar medo em muitas pessoas, a panela de pressão pode auxiliar na economia de gás, pois prepara alimentos resistentes ao cozimento em poucos minutos. Também é possível preparar diversos pratos de uma panela só com a panela de pressão.

Publicidade


Janelas e portas fechadas
Observe a localização do seu fogão. Lugares com circulação de vento podem prejudicar o rendimento do gás ao ficar desligando e diminuindo as chamas. A dica é fechar portas e janelas durante o tempo de utilização.


Quanto menor o pedaço, menor o tempo de preparo
Cortar alimentos em pequenos pedaços diminui consideravelmente o tempo de cozimento. Sempre que possível, opte por pedaços menores ao invés de grandes.

Publicidade


Aproveite o vapor
Vários alimentos, como o brócolis, podem ser cozidos no vapor. Além de ser muito mais saborosos e consistentes quando preparados desta forma, também é possível aproveitar o vapor enquanto outros alimentos, como arroz, estão sendo preparados. Para isso, basta colocar uma escumadeira em cima com os vegetais.


Utilize a tampa da panela
Além de evitar respingos que sujam o fogão, a tampa da panela acelera o cozimento e preparo dos alimentos por reter mais calor. Outra vantagem é que o macarrão, por exemplo, pode ser cozido com fogo desligado na água fervida com a panela fechada, economizando gás.

Forno fechado
Abrir a porta do forno quando está ligado é desperdiçar gás. Sempre que possível, tente observar o processo pelo vidro da porta. Outra dica é tentar colocar mais de um prato por vez para cozinhar. Assim, se aproveita o mesmo gás de cozinha ao invés de ligar o forno mais vezes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade