Confira alternativas para economizar gás de cozinha

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   
Divulgação

Entre maio e setembro de 2020, a Petrobras reajustou o valor do gás de cozinha seis vezes consecutivas. O último reajuste foi de 5%, totalizando uma alta de 5,3% no ano do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O valor final que chega ao consumidor também subiu diversas vezes, considerando custos de impostos, mão de obra, logística e outros.

O gás de cozinha é um produto essencial nas casas e sua alta representa também um aumento nos custos da alimentação. Por isso separamos, a seguir, algumas maneiras de economizar o gás, a fim de diminuir o impacto dos aumentos. Confira!

Faça pesquisa de preços

Esta dica serve para praticamente tudo, e com o gás de cozinha não seria diferente. Antes de finalizar uma compra, pesquise em pelo menos três fornecedores diferentes e leve em consideração outros custos, como o frete até sua residência, para o barato não sair caro.

Atente-se ao preaquecimento

O preaquecimento do forno pode ser um grande aliado para acelerar o tempo de preparo dos alimentos. Entretanto, não é raro ouvir relatos de pessoas que ligam o forno muito tempo antes e acabam esquecendo que está ligado. A dica é preaquecer apenas quando necessário e por cerca de dez minutos antes de colocar o alimento para assar, a uma temperatura de 200ºC.

Panela pequena na boca pequena

Muitas pessoas acham que quanto maior a boca, mais rápido a panela pequena irá aquecer. Até é verdade, mas, por outro lado, parte do calor gerado pelas chamas acaba indo para o ar ao invés de ir para a panela, causando desperdício de gás.

Invista na panela de pressão

Apesar de causar medo em muitas pessoas, a panela de pressão pode auxiliar na economia de gás, pois prepara alimentos resistentes ao cozimento em poucos minutos. Também é possível preparar diversos pratos de uma panela só com a panela de pressão.

Janelas e portas fechadas

Observe a localização do seu fogão. Lugares com circulação de vento podem prejudicar o rendimento do gás ao ficar desligando e diminuindo as chamas. A dica é fechar portas e janelas durante o tempo de utilização.

Quanto menor o pedaço, menor o tempo de preparo

Cortar alimentos em pequenos pedaços diminui consideravelmente o tempo de cozimento. Sempre que possível, opte por pedaços menores ao invés de grandes.

Aproveite o vapor

Vários alimentos, como o brócolis, podem ser cozidos no vapor. Além de ser muito mais saborosos e consistentes quando preparados desta forma, também é possível aproveitar o vapor enquanto outros alimentos, como arroz, estão sendo preparados. Para isso, basta colocar uma escumadeira em cima com os vegetais.

Utilize a tampa da panela

Além de evitar respingos que sujam o fogão, a tampa da panela acelera o cozimento e preparo dos alimentos por reter mais calor. Outra vantagem é que o macarrão, por exemplo, pode ser cozido com fogo desligado na água fervida com a panela fechada, economizando gás.

Forno fechado

Abrir a porta do forno quando está ligado é desperdiçar gás. Sempre que possível, tente observar o processo pelo vidro da porta. Outra dica é tentar colocar mais de um prato por vez para cozinhar. Assim, se aproveita o mesmo gás de cozinha ao invés de ligar o forno mais vezes.

Conteúdo relacionado: