Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Calor intenso

Confira dicas para deixar a casa mais arejada durante o verão

Redação Bonde
12 dez 2014 às 07:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dados são alarmantes. De acordo com informações coletadas pela Administração Oceânica e Atmosférica, 2014 foi um dos anos mais quentes da história desde 1880, quando os registros começaram a serem feitos. E em 2015 será pior. O calor irá aumentar e os níveis de chuva previstos estão abaixo da média. Segundo um estudo elaborado pelo Climatempo Meteorologia, o nível da Cantareira em São Paulo, estará em cerca de 12% em março do próximo ano. O ideal é que o sistema esteja acima de 70%, nível considerado bom.

Os níveis elevados de calor merecem atenção. Idosos, crianças e pessoas que praticam poucas atividades físicas são as mais afetadas. Na rua, é difícil fugir das altas temperaturas, mas em casa é possível fazer alguns ajustes para refrescar os ambientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O uso do ar-condicionado ou ventiladores é uma boa opção para refrigerar o ar. Mas, para que a temperatura seja mantida, uma das indicações é a instalação de esquadrias em PVC com vidros duplos, que além de isolarem acusticamente o ambiente, protegem a entrada de raios ultravioletas e promovem o isolamento térmico na residência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


"As portas e janelas de PVC com vidros duplos evitam a troca de calor com o ambiente externo, mantendo a temperatura interna agradável e ainda permitem uma economia nos gastos com climatização de até 75%. Para comparar, são necessários 170 BTUs por m³ para climatizar um ambiente com janelas e vidros comuns. Já com as esquadrias em PVC com vidro duplo, a necessidade cai para 90 BTUs por m³", explica Luiz Felipe Rebellato, diretor da Bellevue, empresa fabricante de esquadrias em PVC com isolamento térmico e acústico.

Publicidade


Durante a noite, aproveite o clima um pouco mais fresco e abra as janelas da residência, para que o calor acumulado se dissipe. "As janelas em PVC do tipo oscilobatentes são ideais neste caso, pois podem ficar semi-abertas, oferecendo proteção no caso de chuvas, privacidade e uma certa segurança" explica Rebellato. Outra dica é molhar as paredes que estiverem muito quentes, para que a sensação de mormaço acabe.


Durante os dias mais abafados, evite fontes de calor como fogão e forno para aquecer a comida e lâmpadas incandescentes. "As fachadas de maior incidência solar devem ter beirais maiores para protegê-las do sol, serem menos envidraçadas e onde há vidro, esses vidros devem ser protegidos pelos beirais ou brises, aponta Estela Somensi, da Somensi Arquitetura. Ela também explica que o ideal é que os ambientes tenham mais de uma abertura e em posições opostas, para que a diferença de pressão gere uma corrente de ar, proporcionando uma ventilação cruzada para refrescar o local. Como o ar quente sobe, o pé direito alto também ajuda a manter a casa mais fresca e aberturas próximas ao telhado jogam esse ar quente para fora.

Publicidade


No caso das telhas, escolha também as de cores claras, evitando o calor dentro da residência. Uma medida para aliviar o calor interno é esperar o carro esfriar antes de colocá-lo na garagem. "São medidas simples, mas que ajudam muito a controlar o excesso de calor, possibilitando um ambiente mais agradável", conta a arquiteta.


Confira outras dicas para manter sua casa mais arejada durante os dias quentes:

Publicidade


Em fachadas que recebam muita incidência solar, opte por cores claras na parede, que não irão absorver o calor ao longo do dia;


Tire mantas e almofadas pesadas das camas e estofados;

Opte por cortinas leves e claras, em tecidos como voil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade