Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Casa limpinha

Conheça 10 dicas preciosas para manter a casa limpa e organizada

Redação Bonde
15 jul 2015 às 13:16
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cuidar de casa não é uma tarefa fácil. É preciso manter todos os cômodos limpos, lavar e passar as roupas, manter moscas e outros insetos afastados e ainda por cima preparar as refeições. Tudo isso exige dedicação, paciência e um pouco de criatividade para driblar as maiores dificuldades.

O site eHow selecionou algumas dicas que podem ser primordiais para adiantar o serviço e conseguir um tempo para descansar ou fazer outras tarefas. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Para desentupir a pia

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Não há dona de casa que não passe pelo transtorno de ver a pia entupida. Mas ao contrário do que parece, a solução desse problema é bem simples. Uma das dicas é despejar água bem quente, até a metade da pia, e em seguida usar o desentupidor.

Publicidade


Outra solução é retirar toda a água da pia, despejar uma xícara de bicarbonato de sódio e, em seguida, vinagre. Tampe o ralo e espere por cinco minutos. Se nada disso funcionar, experimente retirar o sifão. Os detritos possivelmente estão depositados na parte curva da tubulação.


2. Removendo manchas

Publicidade


Lavar roupas é uma tarefa mais complicada do que parece. Afinal de contas, as peças sempre aparecem com alguma mancha dificílima de tirar. E cada uma delas exige um artifício diferente para ser eliminada. Uma blusa ou camisa com manchas de batom, por exemplo, precisa ser esfregada com álcool antes de ser lavada. Manchas de tinta de canetas saem melhor com uma mistura de leite com vinagre.


Café, por sua vez, exige água morna e glicerina. Para remover marcas de sangue, o ideal é aplicar pasta de bicarbonato de sódio e, em seguida, vinagre. Essa estratégia também é útil contra o mofo.

Publicidade


3. Facas


Para cozinhar mais rápido e fácil, estar munida de facas afiadas é essencial. A melhor forma de mantê-las sempre em bom estado é utilizando-as sobre superfícies macias. Vidro, metal, louça, porcelana ou plástico duro tendem a criar um forte atrito com a lâmina, desgastando-a rapidamente. Evite usá-las em produtos como cordas e papelão: prefira uma tesoura ou outro instrumento de corte para esses materiais.

Publicidade


Quando a faca começar a perder o fio, é momento de afiá-la, com uma pedra especial para essa aplicação ou com um amolador, sempre de aço inox.


4. Eliminando odores da cozinha

Publicidade


O aroma de comida gostosa é bastante agradável. O mesmo não se pode dizer daquele prato que acabou queimando e da fumaça que tomou conta da casa. Mesmo abrindo portas e janelas, é possível que o cheiro forte permaneça. Nesse caso, uma boa dica é abrir o forno de seu fogão e preaquecê-lo a 90ºC.


Cubra a assadeira com papel alumínio e, em seguida, coloque sobre ela canela, açúcar e uma colher de sopa de manteiga. Deixe a assadeira no forno até que o odor de queimado desapareça completamente.

Publicidade


5. Espantando as moscas


Moscas são uma presença constante em muitas residências, especialmente na cozinha. A maneira mais simples de evitá-las é cobrindo muito bem todos os alimentos e mantendo as lixeiras tampadas. Outra dica é deixar, nas portas de entrada, plantas que sirvam como repelentes desses insetos, como menta e broto de folha de lavanda, atanásia ou poejo. Uma opção é ferver vinagre de malte em uma panela.


Essa é uma tática que funciona muito bem, mas é preciso estar por perto, pois se o líquido for fervido por muito tempo, ele pode queimar e deixar um cheiro forte.


6. Armário embolorado


Quartos muito úmidos são um grande problema na hora de guardar as roupas. As peças guardadas por muito tempo correm o risco de ficar emboloradas. Sem falar nos males para a respiração que um ambiente mofado pode provocar. Uma maneira prática de evitar a proliferação dos fungos no guarda-roupas é utilizar uma mistura de água, vinagre e água sanitária na hora de fazer a limpeza.


Não borrife perfumes no interior do móvel: eles só ajudam a proliferar ainda mais o mofo, sem falar nos riscos de manchar as roupas. Guarde as peças em plásticos, pois eles retêm a umidade.


7. Passando camisas
Passar roupas é uma tarefa relativamente simples, mas algumas peças exigem cuidados especiais. Com as camisas, por exemplo, é preciso seguir um pequeno ritual para que não fiquem com vincos comprometedores.


A primeira parte da peça a ser passada é o colarinho. Faça-o de fora para dentro, assim, não há riscos de o tecido ficar enrugado. Coloque a parte dos ombros na ponta mais estreita da tábua antes de passar. Em seguida, faça o mesmo com a parte superior das costas. Passe os punhos e as mangas, as duas metades da frente e, por fim, a parte de trás.


8. Perfumando o ambiente


Vários produtos para perfumar o ambiente, hoje em dia, podem ser encontrados em supermercados. No entanto, ainda há quem prefira os métodos naturais. Experimente encher um recipiente com grãos de café e colocar uma vela em cima. Adicione algumas gotas de essência de baunilha.


Outra tática é criar um perfumador caseiro: junte pedaços de limão, alecrim, óleos essenciais e paus de canela e coloque em água para ferver. O cheiro vai se espalhar pelos cômodos da casa. No banheiro, a dica é colocar óleo essencial no interior do rolo de papel higiênico. Toda vez que for usado, ele irá liberar bons odores.


9. Janelas de alumínio


A limpeza de janelas e esquadrias de alumínio é bastante delicada. Não se deve repetir os mesmos procedimentos utilizados em outros materiais, como madeira ou ferro, pois há risco de danificá-las. A forma correta de limpar essas peças é misturando óleo de cozinha e álcool, em porções iguais.


Em seguida, basta passar um pano macio, de preferência flanela, sobre a região. Esse tipo de medida deve ser feita apenas uma vez por mês. É o suficiente para que o brilho seja mantido. Para limpar os vidros, o ideal é uma solução de vinagre ou limão, misturados à água.


10. Limpando o forno


Esta é uma das tarefas mais complicadas em uma cozinha, portanto é preciso tomar o máximo cuidado. Para começar, é preciso evitar na limpeza materiais ásperos como esponjas de aço. Usar facas para raspar crostas de sujeira também não é nada recomendável.

A melhor dica é aquecer o forno por alguns segundos e, em seguida, remover os resíduos com um pano úmido ou com a face mais macia da esponja para louças. Cuidado para não deixar o forno quente demais. Quando ele esfriar totalmente, faça uma segunda limpeza para retirar os últimos detritos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade