Conheça cinco plantas que vão afastar os mosquitos de sua casa

por Victoria Vischi - Estagiária*
   
Pixabay

Com a volta do calor, aumenta a preocupação da população com mosquitos e são diversas as 'soluções' criativas que circulam na internet para combater essas pequenas pragas, dentre elas, está o cultivo de plantas carnívoras em residências. Mas será que elas realmente ajudam a espantar os mosquitos? A resposta é não!

As plantas carnívoras, também chamadas de insetívoras, apesar de se alimentarem de insetos, não são eficientes para repelir insetos. O processo digestivo delas é lento e algumas levam até 12 dias para digerir seu alimento o que pode até aumentar o aparecimento de insetos nos ambientes, porque a maioria delas atraem insetos com seu néctar e suas cores.

No entanto, se o intuito é deixar a casa livre desses indesejáveis zumbidores, algumas plantas podem ser grandes aliadas. O Bonde selecionou cinco plantas que além de embelezar e refrescar o ambiente, ainda vai te ajudar a deixar esse mal de primavera-verão distantes e de quebra reduzir o uso de inseticidas.

Confira a lista e se prepare para aumentar sua "Urban Jungle”

iStock

Hortelã - A hortelã comum, que é cientificamente chamada Menta Spicata, é uma planta aromática e medicinal. Ela afasta naturalmente mosquitos, pulgas, formigas. Além disso, pode ser usada para fazer chá, como tempero e em drinks.

iStock

Citronela - Citronela é o nome utilizado para designar um gênero de plantas, cujo nome científico é Cymbopogon. Ela afasta mosquitos e borrachudos e sua essência é utilizada na produção de repelentes, velas, incensos.

iStock

Lavanda - A lavanda, também conhecida como alfazema, possui um aroma que afasta insetos. Esse aroma é agradável para humanos, possui propriedades relaxantes e é amplamente utilizado como essência em perfumes e para aromaterapia. Apesar de menos conhecido, ela também pode ser utilizada na culinária como tempero ou em chás.

iStock

Manjericão - O manjericão ou basílico possui um aroma que funciona como repelente contra mosquitos. Além disso é amplamente utilizado na culinária, principalmente em molhos, saladas e massas.

iStock

Alecrim - O alecrim é uma erva aromática que também funciona como repelente natural. É outro exemplo com amplo uso como tempero culinário e como essência para aromaterapia.

(*sob supervisão de Fernanda Circhia)

Conteúdo relacionado: