Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Por onde começar?

Decoração: dicas de como cultivar plantas em casa!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jul 2020 às 17:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia da Covid-19 vem mudando a relação das pessoas com o local onde moram. Viver em uma casa bem iluminada, ventilada e ampla tem se tornado prioridade para quem passou a ficar mais tempo longe das ruas. E dentro desta tendência do "novo normal” as plantas também passam a ganhar destaque nas residências. Além de deixarem a casa mais bonita, elas preenchem e transformam profundamente o lugar, trazendo a sensação de vitalidade, alegria e aconchego. Também favorecerem o bem-estar e melhoram a saúde física e emocional dos moradores.

Mas, para escolher a melhor planta, é necessário considerar as condições de luz e umidade de cada ambiente. Segundo a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, "antes de escolher uma planta para um cantinho específico, preste atenção se bate sol direto naquele ponto e em quais horários, pois, quanto mais próximo do meio-dia, mais forte é o sol. Existem plantas que não gostam de tomar sol direto e plantas que precisam dele. A rega também varia de acordo com a espécie. No geral, prefira plantas adequadas a sua rotina: quantas vezes você consegue regar na semana também é um fator importante na hora de escolher”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As plantas são seres vivos, e por isso, além de embelezarem o cômodo, elas têm também a capacidade de purificar o ar e melhorar o clima da casa, por isso, são elementos muito interessantes dentro do ambiente, pois se desenvolvem organicamente. Elas podem estar presentes em todos os ambientes da casa, como: sala, quartos, cozinha e inclusive nos banheiros, que aliás, é o ambiente da casa que mais precisa de purificação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


"Elas são vivas e se transformam, gerando formas inesperadas, diferentemente dos outros objetos usados na decoração de interiores. Além dos benefícios para a saúde física, cultivar plantas em casa é encontrar um tempo de calmaria em meio à rotina, se conectar com o natural, com a simplicidade da vida. Esse contato com a natureza em casa, remete a uma sensação de pausa e distanciamento do cotidiano urbano, criando um refúgio dentro do próprio lar”, ressalta a arquiteta.

Publicidade


Plantas para ter em casa


Mas como escolher a planta certa para ter dentro de casa? Segundo a arquiteta, "cada espécie tem suas necessidades e características específicas para que se desenvolvam de maneira adequada, o importante é escolher aquela que melhor se encaixa ao local onde será colocada e a rotina do morador com relação à disponibilidade para os cuidados adequados”, explica.

Publicidade


Veja uma lista de plantas de fácil cultivo e indicadas para ter em casa:


- Samambaia

Publicidade


Estão super em alta na decoração de interiores. Não gostam de sol, mas se dão bem em ambientes quentes. Preenchem o espaço com volume e beleza.


- Suculentas

Publicidade


São muito conhecidas por suas folhas gordinhas e podem ser encontradas em diversas cores e formatos. Só devem ser regadas quando o solo estiver seco e costumam ser as mais escolhidas para ambientes internos. Como oferecem uma grande variedade, formam uma composição linda e criativa.


- Babosa

Publicidade


Precisa ser plantada em vasos de tamanho médio a grande, deve ser regada apenas uma vez por semana e precisa de um pouco da luz do sol, por isso os locais próximos a janelas são excelentes.


- Costela de Adão

Publicidade


Apesar das folhas grandes, é uma espécie de planta pequena. Se adapta bem a diferentes ambientes, são fortes e resistentes, mas não apreciam luz solar direta. Se adaptam bem em vasos de terra ou de água.


- Dracena


A dracena possui aspecto de arbusto, mas, quando cultivada em ambientes internos, conservam portes proporcionais. A planta gera algumas flores e não precisa ser regada com muita frequência. Cresce com facilidade e é ótima para vasos de chão em salas de estar. Para quem procura uma planta para dentro de casa com volume e beleza, é a opção perfeita.


- Espada São Jorge

Uma bela espécie para ambientes internos, possui folhas grossas e longas, com tons em verde mesclado. Ajuda a melhorar a qualidade do ar e deixa o ambiente mais fresco. Se adapta muito bem plantadas em vasos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade