Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda!

Dica fácil: Retire manchas de vinho e maquiagem da roupa de maneira simples!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 mai 2020 às 14:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Produtos como base, batom, máscara para cílios e a própria bebida podem, acidentalmente, sujar a roupa e deixá-las com manchas permanentes. No entanto, há solução para remover estes tipos de mancha e recuperar a peça de roupa. Confira as dicas do técnico da BASF para agir a tempo e não estragar os tecidos.

A ação imediata ajuda a reverter a situação e livrar o tecido de ficar manchado. "Produtos tira manchas e pré-lavagem são as principais soluções agir prontamente e evitar que a mancha fixe na roupa”, comenta André Karadi, especialista técnico da área de Home Care da BASF.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Remoção de mancha de vinho

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


A primeira recomendação de André para este caso é absorver a mancha o máximo possível da quantidade da mancha de vinho com uma toalha limpa ou papel absorvente. "Não é recomendado esfregar o local da mancha, pois isso ajuda a alastrá-la nas fibras”, alerta André. "Importante lembrar que estas manchas não devem ser aquecidas, pois isso acelera o processo de fixação da mancha no tecido. Ou seja, também não se deve deixar o tecido manchado exposto ao sol, ou secá-lo em secadores de roupa e de cabelo”, explica o técnico.

Publicidade


Depois de absorver todo o excesso, despeje algumas gotas de detergente líquido, lava-roupas, detergente lava-louças ou um tira-manchas. Faça movimentos leves e deixe agir de cinco a dez minutos. Em seguida, lave o tecido para remover o excesso do produto que foi aplicado. André também recomenda "caso ainda encontre vestígios da mancha, repita todo o processo”.



Remoção de mancha de maquiagem

Publicidade


De uma forma geral, todos os produtos para lavagem de roupas podem ajudar, mas os compostos por peróxido de hidrogênio, quelantes ou enzimas possuem uma eficácia maior na remoção deste tipo de mancha.


"Além da lavagem com bons produtos próprios para roupas, para cada tipo de mancha também existe um processo para tornar a remoção mais eficiente”, completa André. Confira quais são:

Publicidade


Batom: a maioria dos batons é feita à base de ceras, óleos e gorduras. Portanto, usar um limpador eficiente para a remoção de óleos e gorduras pode ajudar a remover a mancha, como sabonete líquido ou lava-louças. Absorva a mancha com um lenço ou um papel absorvente para remover o excesso da coloração e, em seguida, borrife sobre a mancha um pouco de água limpa, de forma a umedecer levemente o tecido. Esfregue suavemente com uma gota de detergente ou sabonete líquido e deixe em repouso entre 10 e 15 minutos. Depois, use uma toalha limpa para esfregar a mancha em um movimento circular das bordas externas em direção ao meio. Termine esfregando o tecido com uma toalha seca e, se a mancha não for completamente removida, repita o processo conforme necessário.


Bases: se o produto for líquido, retire o excesso com uma espátula ou faca plástica e limpe a região com uma toalha de papel úmida. Despeje algumas gotas de tira-manchas e faça movimentos circulares. Em seguida, lave o tecido normalmente.

Publicidade


No caso de uma mancha de base em pó, misture algumas gotas de detergente lava-roupas ou lava-louças em água e aplique sobre a mancha, esfregando o tecido primeiro com os dedos e depois com uma escova.


Outra dica para remoção de bases, tanto as versões pós como as líquidas, é o uso de lenços umedecidos, dos usados em bebês ou mesmo os lenços umedecidos limpadores. Eles podem auxiliar na remoção dessas manchas com eficiência, pois podem conter até 8 dos principais ingredientes presentes em limpadores multiusos. Tente usá-los assim que a mancha surgir no tecido.


Máscara para cílios (rímel): aplique o produto tira-manchas e deixe agir entre cinco e dez minutos. Em seguida enxágue com água quente. Lave a roupa imediatamente após a etapa anterior e deixe-a secar naturalmente à sombra. Evite colocá-la na secadora especialmente se a mancha não for completamente removida, pois o calor da secadora pode deixar a mancha ainda mais difícil de ser retirada.

Imprevistos podem acontecer. Entretanto, com a ação rápida e procedimentos corretos, não é preciso se preocupar em perder a peça por conta de manchas que parecem irreversíveis. Portanto, aproveite estes momentos e se preocupe menos com este tipo de imprevistos pois, com os produtos certos, há como resolver estes problemas de manchas nas roupas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade