Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Dúvidas sobre a integração de ambientes? Saiba como escolher

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 fev 2020 às 18:24
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tendência mundial, a integração entre os ambientes virou a grande aposta dos projetos de áreas sociais. O motivo é simples: imóveis cada vez menores pedem um espaço generoso para receber os amigos e a família com conforto. A saída para driblar a metragem reduzida é dar adeus às paredes a fim de manter living e sala de jantar contíguas. O desafio, neste caso, é garantir uma decoração harmoniosa. Para isso, a arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, traz dicas imprescindíveis.


Escolha dos móveis

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das primeiras questões quando o assunto é decoração de salas integradas diz respeito à mistura entre materiais. Mas, afinal, qual o caminho a seguir? Isadora responde: "Tudo depende do estilo eleito e muitas vezes o mix é o que torna um estilo único. Não há regra sobre essa mistura, desde que os tons dos materiais sejam harmônicos. Recomendo evitar a combinação de materiais naturais com artificiais que imitam seu acabamento, pois acaba ressaltando a artificialidade”, sugere a arquiteta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Na seleção de móveis, a maior importância deve ser em relação à circulação, sem comprometer a passagem. Na sala de jantar também é preciso se atentar ao número de pessoas da casa, atendendo a necessidade mínima dos moradores. "É a escolha da mesa que vai determinar o modelo de cadeira, sejam mais largas, altas ou estreitas, além de direcionar se haverá altura suficiente para braços ou não”, revela Isadora.

Publicidade


Ainda no jantar, móveis de apoio são bem-vindos para tornar o ambiente mais funcional, desde que sejam compatíveis ao tamanho do lugar. "O buffet é uma opção muito útil para salas de jantar. Quando não houver espaço, ou se for necessário esconder as costas de um sofá na divisão com o estar, um aparador sob medida é uma ótima solução e poderá fazer às vezes de buffet”, comenta Isadora.


Para o living, o sofá é o item de maior preocupação, afinal ele precisa ser o mais confortável possível. "É interessante pensar um modelo com chaise fixa ou não. Sobre tecidos, o que mais gosto de usar é o suede, com manutenção e limpeza tranquilas, além de trazer um toque e conforto térmico ao ambiente. A impermeabilização ajuda a prolongar a vida do tecido, principalmente em cores mais claras”.

Publicidade


Mesas de centro são excelentes elementos de apoio, porém merecem atenção devido ao pouco espaço dos ambientes, já que mudam completamente o fluxo da circulação. Deixe o item de fora se for prejudicar a passagem. As poltronas ou pufes também são indicados, dependendo do tamanho do ambiente, pois servem como assento extra ou apoio de pés, criando uma chaise mais flexível em ambientes menores.



Decoração para ambientes integrados

Publicidade


Os itens decorativos, como almofadas, tapetes, vasos e quadros são os mesmos usados em ambientes com divisórias, porém, assim como na escolha dos móveis, a decoração também precisa manter a harmonia visual entre os cômodos com diferentes funções.


Para o sofá, as almofadas devem trazer a personalidade dos moradores e compor com o restante da paleta de cores do ambiente. "Gosto de almofadas com tecidos confortáveis ao toque e de boa firmeza. Os tecidos devem remeter, sutilmente, ao tecido do sofá, seja pela cor ou pelo estilo”, conta Isadora. Plantas também são elementos versáteis e bem-vindos. "Neste caso, indico cactos, suculentas e jiboias, ótimas em ambientes internos porque demandam poucos cuidados.”

Publicidade


Outro item decorativo que pode entrar em cena são os quadros, seja atrás do sofá ou acima do buffet em salas de jantar. "São fundamentais para a decoração. As esculturas de parede também são ótimas alternativas para esses pontos. Outras opções são os pratos de parede, que voltaram nos últimos anos em uma roupagem mais moderna e com mensagens inspiradoras.”



Iluminação

Pensar em diferentes cenários de luz é uma forma de delimitar os variados usos dos ambientes. Enquanto a sala de estar pode pedir uma iluminação mais indireta, na mesa de jantar uma iluminação mais direta com um pendente oferece mais versatilidade. "Para salas integradas é interessante ter um estilo base geral, com spots, por exemplo, e pontos específicos definidos conforme o uso”, explica a arquiteta. Já na sala de jantar, além da iluminação geral, os pendentes criam um cenário mais intimista. "Temos um padrão ergonômico de 70 a 80 cm de altura da superfície da mesa para a instalação do pendente”, finaliza Isadora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade