Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Economia na quarentena: dicas para economizar energia em tempos de home office

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mar 2020 às 16:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas empresas têm recorrido ao home office e trabalho remoto para evitar a propagação do covid-19. Por conta disso, os ajustes para baixar a conta de luz nesse período em casa são ainda mais importantes. Esta economia implica em eliminar desperdícios, utilizar novas tecnologias de maneira regrada e estar atento à bandeira tarifária de cada mês.

Muitas vezes a conta de energia elétrica fica mais onerosa em especial pela má instalação ou mal-uso dos aparelhos eletroeletrônicos na residência. "É importante salientar que o potencial de economia financeira em energia elétrica tem relação direta com a tecnologia dos equipamentos utilizados, com a disciplina comportamental dos usuários e a bandeira tarifária. Quanto menor o uso dos recursos tecnológicos dos equipamentos residenciais e quanto menor a disciplina para uso racional de energia elétrica, maior o potencial de economia financeira na conta de energia elétrica. Nesta condição, o potencial de economia financeira pode chegar até 30% mensais sem placas solares, e de 50% a 70% (em média) com uso de placas solares, ”diz Sergio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para auxiliar na redução desse consumo, o Eng. Eletricista Sergio Levin, membro do Ibape/SP separou dicas para se atentar aos principais aparelhos de casa, como chuveiro, geladeira e máquina de lavar. Confira!

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão



Geladeira e freezer

Publicidade


Evite a proximidade da geladeira ou freezer com o fogão ou com áreas expostas ao sol, além de deixar sempre espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer; Evite deixar aberta a porta da geladeira por tempo prolongado; Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as orientações do fabricante; Não utilize as serpentinas (as grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar panos, roupas e etc; Quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie o freezer e a geladeira e deixe-os desligados ou regulados na temperatura mínima; (Essa dica é válida para as pessoas que vão "se confinar” fora da residência (explo: sítio). Caso contrário, acho que não é bem encaixada.) Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, visando evitar a fuga de ar frio do aparelho. Caso necessário, troque-a.



Chuveiro, secadores de cabelos e "chapinha”

Publicidade


Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho. Seja breve caso contrário os esforços de economia nos outros equipamentos "vão para o ralo.” Quando possível, use na posição de menor potência nas épocas quentes. A posição de maior potência consome normalmente 30% mais energia.



Iluminação

Publicidade


Use lâmpadas tipo LED com potência adequada a cada ambiente; Aproveite a luz do sol para realizar tarefas dentro de casa, evitando acender lâmpadas desnecessariamente; Ao pintar a casa dê preferência às cores claras nos tetos e paredes - elas refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial; Apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, salvo aquelas que contribuem para a sua segurança; Verifique sempre a compatibilidade da voltagem (Volts) da lâmpada com a rede doméstica; Dentro do possível e do ambiente utilize sensores de presença que se acenderão as lâmpadas somente quando houver circulação de pessoas; Substitua as antigas lâmpadas incandescentes por LED, que duram mais e gastam menos energia;



Máquinas de lavar e ferro de passar

Publicidade


Ao usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida; Acumule uma boa quantidade de roupas passando-as de uma vez; Use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxague.



Televisão, home theater e games;

Publicidade


Quando ninguém estiver assistindo, desligue esses aparelhos; Não durma com a televisão ligada.



Ar condicionado e aquecedor de ambiente


Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho e características do ambiente em que será utilizado; Na instalação, procure proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação); Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas do ambiente fechadas. Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado; Limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente. Após uso, sempre desplugue o carregador de celular da tomada. E nunca deixe o celular carregando quando já atingiu a plena carga (100%).

Sempre que possível desligue da tomada os aparelhos que estão em modo stand by. Nos intervalos mais longos, desligue o monitor do computador ou utilize o modo "suspender”. O mesmo vale para impressoras e periféricos semelhantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade