Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aumento na procura

Efeito quarentena: especialistas orientam como procurar e comprar uma casa para morar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mai 2020 às 14:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova tendência no mercado imobiliário surgiu com a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19 no Brasil: desde abril, a busca por casas maiores aumentou em relação aos anos anteriores, de acordo com os dados informados pelas principais imobiliárias de São Paulo. Os números comprovam: no Imovelweb, a busca por casas na Vila Mariana (capital paulista) passou de 4%, em abril de 2019, para 57% do total no mês passado. Na Lello, a busca por casas subiu 41% entre janeiro e abril deste ano.

Além de espaços mais amplos, a vontade de ter mais quartos e o sonho de um quintal demanda planejamento. "Fica evidente que a tendência de apês pequenos deixou uma lacuna na vida nos moradores, que precisaram abdicar de espaço nesses imóveis. Além disso, a análise desses dados demonstra que as pessoas desejam ter a sua própria estrutura, em detrimento da proposta atual de compartilhar áreas comuns nos edifícios”, relativiza Cristiane Schiavoni, à frente do escritório de arquitetura que leva o seu nome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atentas ao novo movimento do mercado, que refletem às expectativas do morar pós-pandemia, Cristiane Schiavoni e as arquitetas Isabella Nallon, à frente do Isabella Nalon Arquitetura, Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, e Carina Dal Fabbro, do Carina Dal Fabbro Arquitetura, expõem suas experiências e pontos que devem ser observados para a realização dessa mudança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas



Primeiros passos
A primeira dica é unanimidade entre as profissionais consultadas: antes de começar a busca da sonhada moradia, é imprescindível fazer uma lista de necessidade dos moradores. Ter em mente o que se quer x o que realmente precisa.

Publicidade


Nesta lista entram pontos que englobam a estrutura da futura residência, como o número de quartos desejados, banheiros e a existência ou não de escada, como também questões fundamentais como a localização. "Essa lista auxilia na eliminação dos imóveis que não estão de acordo com a nova demanda e possibilita focar nas oportunidades que realmente poderão atender. "Gosto de orientar para que meus clientes usem a internet e pesquisem as distâncias da possível residência para o local de trabalho e a escola das crianças, bem como analisar sobre a rua, o bairro... Apenas depois disso é hora de sair para conhecer as opções”, revela Isabella Nalon.


Na hora da visita, tudo precisa ser analisado de forma minuciosa para não cair em erros. Tendo o imóvel atendido aos desejos, outros fatores devem ser levados em consideração antes do fechamento do negócio. A arquiteta Júlia Guardix relaciona que a segurança deve fazer parte. "Pesquisas na internet e conversas com vizinhos são muito recomendadas para se aprofundar nas questões de boa convivência, criminalidade no bairro e a existência de empresas que realizam rondas. Além disso, é interessante quando a casa já oferece sistema da câmera, internet e um portão automático eficaz para a abertura e o fechamento”, detalha.

Publicidade


Olhar atento na visita ao imóvel


Divulgação
Divulgação


Como estamos falando de uma casa pronta que passará apenas por reformas, ao entrar no imóvel o futuro comprador precisa seguir com outra lista em mãos. "Quem está saindo de um apartamento deseja, impreterivelmente, ter mais contato com sol e o verde”, relata Carina Dal Fabbro.

Publicidade


Por isso, a visita se configura como uma oportunidade para verificar a existência de uma área verde – ou a perspectiva de construí-la –, bem como saber sobre a presença do sol. "Onde e em quais momentos a luz solar incide nos ambientes da casa? É muito desconfortável, principalmente nessa época de outono, quase inverno, ter uma casa gelada, resultado do pouco sol que o imóvel recebe. Além do conforto térmico, o sol é muito importante para quem tem o desejo de um quintal com gramado, um jardim... o sonho não pode ser frustrado”, adiciona Carina. Ainda sob esse aspecto, visitar o imóvel em diferentes horários e dias da semana é o ideal.


Mofos e infiltrações são sinônimos de problemas na saúde do imóvel e geralmente estão relacionados à falta de ventilação e infiltração. "Em muitos casos não basta somente ‘arrumar as paredes’, pois as situações podem reincidir e serem prejudiciais para moradores comorbidades respiratórias”, comenta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Publicidade


Avançando etapas, a saúde do imóvel deve ser avaliada. O telhado não pode ser esquecido, pois a falta de manutenção do antigo morador pode ter ocasionado telhas quebradas ou caibros acometidos por cupins, por exemplo.


Para Isabella, a idade do imóvel também diz muito sobre ele e permite que o profissional de arquitetura saiba mais sobre os métodos construtivos e materiais utilizados na obra. A infraestrutura também pede bastante atenção aos futuros moradores, que precisam avaliar com muito cuidado a parte elétrica e hidráulica. "Avaliar se a fiação já foi refeita alguma vez – assim como o quadro de luz, verificar se a tubulação de água ainda é de ferro ou cobre e observar a capacidade e material da caixa d´água, são itens fundamentais antes de selar a compra”, reforça a profissional.

Publicidade



Olhar profissional
Geralmente, quem está em um processo de compra nunca gosta de fechar negócio sozinho. Além de contar com as impressões de familiares e amigos durante as visitas ao imóvel, o olhar profissional transmite a segurança.


Para tanto, arquitetos realizam esse tipo de consultoria e uma análise criteriosa para avaliar não só o estado do imóvel, como também a viabilidade das reformas dentro do contexto almejado pelo proprietário. "Hoje em dia vivemos essa experiência gostosa de integrar a área social da casa com uma varanda e ter uma cozinha dos sonhos. Mas muitas vezes a existência de pilares e outras condições, que compõem a planta original da residência, podem inviabilizar esses planos”, explica Júlia Guadix.

Publicidade


No campo burocrático, apurar a documentação do antigo proprietário e do imóvel evita dores de cabeça no futuro. Além disso, a conferência na prefeitura indica a validação (ou não) do habite-se e a existência de impostos atrasados.



Hora da reforma
É fato que o estado e a configuração do imóvel antigo não oferecerão as condições plenas para a mudança no novo morador, que precisa considerar a execução de reformas. Todavia, todo o processo precisa fazer valer o investimento para que, em algum dia, as benfeitorias executadas possam beneficiar o novo proprietário em uma futura venda.


Ao fechar a compra, o melhor caminho não é realizar a reforma por conta, mas sim contratar um profissional especializado. Contar com a experiência de um escritório de arquitetura assegura a decisão pelo melhor projeto e planejamento dentro do orçamento disponibilizado pelo cliente. "O lado financeiro do cliente norteia o projeto e a escolha dos materiais. Minha equipe trabalha para ajustar o melhor dentro da verba disponível e sem gastos extras que não estava previsto”, conta Cristiane.


Junto com o arquiteto, os moradores devem informar o que gostam da casa antiga e o que almejam para o melhor estudo de layout. Além da planta baixa, o projeto 3D facilita o entendimento do cliente, que consegue enxergar o resultado da obra.



Como economizar


Divulgação
Divulgação


A primeira dica para quem está com o orçamento enxuto é ter clareza e estabelecer as necessidades e orçamento. "Sempre digo para os clientes que, em hipótese alguma podemos economizar na infraestrutura. Quando trabalhamos em com investimento mais curto, os ajustes acontecem na escolha dos revestimentos e na finalização da obra. De forma alguma podemos apresentar alguma inconsistência na reforma”, preocupa-se Cristiane.


Ainda no quesito revestimentos, a compra da quantidade completa para a instalação nas paredes e pisos colabora para uma melhor negociação. Nesse volume, um mesmo porcelanato, por exemplo, pode ser utilizado para os ambientes de salas, varanda e dormitório, traduzindo em amplitude e a sensação de continuidade.

Por fim, durante o processo de decoração a economia pode se fazer presente na decisão pelas peças que irão compor o mobiliário, nos itens de iluminação e objetos de decoração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade