Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Hora de limpar o fogão: passo-a-passo com dicas para manter o eletrodoméstico com cara de novo!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 out 2019 às 16:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ele está entre os eletrodomésticos que mais sujam e que demandam mais cuidado, uma vez que apresentam vidros, plásticos e diferentes tipos de metais em um único eletrodoméstico. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, o segredo para a correta limpeza e manutenção do fogão está em adquirir os produtos corretos e seguir as técnicas adequadas. "De uma maneira geral, as pessoas têm que prestar atenção em quais materiais são eficientes para limpar sem riscar as superfícies e danificar o brilho natural, especialmente em peças de vidro ou inox”, explica. Outro ponto importante é a frequência de limpeza. "A regra é: sujou, limpou. Deixar a limpeza do fogão para depois é uma péssima decisão, pois a tendência é que sujeira fique cada vez mais difícil de ser removida.” O especialista ensina dicas para cada tipo de limpeza. Confira!


Peças do fogão

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para otimizar o tempo da tarefa, peças menores ou soltas, como grades, bocas e grelhas, devem ser lavadas primeiro. "A ideia de separar a limpeza por etapas é otimizar a tarefa. Não dá para limpar corretamente a mesa do fogão com as peças nele”, explica Dr. Bactéria.
Segundo o especialista, as bocas do fogão não costumam acumular muita sujeira, por isso não é necessária uma limpeza tão agressiva. "Um bom lava louças, utilizado em conjunto com uma esponja que não risca, é o suficiente para devolver o brilho à peça”. Dr. Bactéria conta que apenas em casos onde há sujeira impregnada, o uso de saponáceo se faz necessário.
Já as grades e grelhas costumam acumular muita gordura e pedem uma atenção especial na hora da limpeza. "Aqui o saponáceo é de extrema necessidade, pois possui maior ação desengordurante”. De acordo com Dr. Bactéria, a versão cremosa do saponáceo é mais apropriada para evitar riscos, principalmente em materiais mais sensíveis, como inox e alumínio. E, como o produto tem um alto poder de limpeza, dispensa outros limpadores.
Para garantir um bom resultado e velocidade na tarefa, o apoio da esponja para esfregar pontos com sujeira incrustada e acendedores é essencial. "Mas é importante lembrar de utilizar apenas o lado macio da esponja para evitar riscos.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas



Mesa de Inox

Publicidade


Para sujeiras incrustadas, o saponáceo é opção mais indicada. "É um produto que consegue auxiliar na remoção das sujeiras mais difíceis. Para essa tarefa, é importante ter em mãos uma esponja ideal para superfícies delicadas, mas que tenha alto poder de limpeza”, comenta Dr. Bactéria. Uma dica do especialista é utilizar um pano macio para retirar o resto de comida que costuma cair no fogão antes de iniciar a limpeza. Depois, basta aplicar o saponáceo em toda a superfície e esfregar com a esponja úmida. "Normalmente, quando a sujeira está muito difícil de sair, o processo precisa ser repetido mais que uma vez”, informa o especialista.
Já para uma limpeza mais leve da mesa de inox, há outras alternativas eficientes e seguras, como produtos próprios para inox. "Nos casos de manchas superficiais, esse tipo de produto atende perfeitamente”, comenta Dr. Bactéria. O especialista indica borrifar o produto por toda a superfície e esfregá-la com um pano macio. Em seguida, deixar o local secar naturalmente. "É importante utilizar panos que não soltem pelos para evitar retrabalha”, ressalta.



Forno

Publicidade


Quando o forno é bastante utilizado, é comum que fique com respingos de gordura e comida derramada. "Além de ser anti-higiênico não limpar a parte interna, o acúmulo de alimentos queimados pode iniciar um processo de incêndio”, alerta o especialista. Para a higienização, o mais recomendado é utilizar produtos específicos. "Os produtos conhecidos como ‘limpa forno’ possuem ingredientes que ajudam na remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras, limpando e protegendo o forno com segurança e muita eficiência. Para quem busca praticidade, o modelo em spray é a melhor opção”, comenta.
Além do limpa forno, é necessário usar uma esponja apropriada para sujeira pesada, ideal para remover crostas. "Como estamos falando de produtos com alto poder de abrasão, usar luvas de borracha é altamente recomendável.” Com todos os produtos em mãos, o primeiro passo é utilizar a esponja úmida para tirar o excesso de sujeira. Depois basta aplicar o limpa forno, esfregar todo o local e retirar o produto com um pano.



Vidro

As tampas de vidro do fogão tendem a ficar manchadas devido à concentração de gordura no local, por isso merecem uma atenção especial. "Os vidros devem ser a última parte a ser limpa para que não se respingue produtos ou sujeiras neles novamente. É importante usar um produto específico, com o auxílio de um pano que não solte pelos”, aponta Dr. Bactéria.
O especialista indica o uso de produtos especializados para conseguir um resultado mais satisfatório. "Muita gente acaba usando saponáceo ou próprio detergente para limpar os vidros, mas esses produtos não conseguem retirar as manchas e realçar o brilho com efetividade”, relata.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade