Hora de limpar o fogão: passo-a-passo com dicas para manter o eletrodoméstico com cara de novo!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Ele está entre os eletrodomésticos que mais sujam e que demandam mais cuidado, uma vez que apresentam vidros, plásticos e diferentes tipos de metais em um único eletrodoméstico. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, o segredo para a correta limpeza e manutenção do fogão está em adquirir os produtos corretos e seguir as técnicas adequadas. "De uma maneira geral, as pessoas têm que prestar atenção em quais materiais são eficientes para limpar sem riscar as superfícies e danificar o brilho natural, especialmente em peças de vidro ou inox”, explica. Outro ponto importante é a frequência de limpeza. "A regra é: sujou, limpou. Deixar a limpeza do fogão para depois é uma péssima decisão, pois a tendência é que sujeira fique cada vez mais difícil de ser removida.” O especialista ensina dicas para cada tipo de limpeza. Confira!

Reprodução/Pixabay

Peças do fogão

Para otimizar o tempo da tarefa, peças menores ou soltas, como grades, bocas e grelhas, devem ser lavadas primeiro. "A ideia de separar a limpeza por etapas é otimizar a tarefa. Não dá para limpar corretamente a mesa do fogão com as peças nele”, explica Dr. Bactéria.

Segundo o especialista, as bocas do fogão não costumam acumular muita sujeira, por isso não é necessária uma limpeza tão agressiva. "Um bom lava louças, utilizado em conjunto com uma esponja que não risca, é o suficiente para devolver o brilho à peça”. Dr. Bactéria conta que apenas em casos onde há sujeira impregnada, o uso de saponáceo se faz necessário.

Já as grades e grelhas costumam acumular muita gordura e pedem uma atenção especial na hora da limpeza. "Aqui o saponáceo é de extrema necessidade, pois possui maior ação desengordurante”. De acordo com Dr. Bactéria, a versão cremosa do saponáceo é mais apropriada para evitar riscos, principalmente em materiais mais sensíveis, como inox e alumínio. E, como o produto tem um alto poder de limpeza, dispensa outros limpadores.

Para garantir um bom resultado e velocidade na tarefa, o apoio da esponja para esfregar pontos com sujeira incrustada e acendedores é essencial. "Mas é importante lembrar de utilizar apenas o lado macio da esponja para evitar riscos.”

Mesa de Inox

Para sujeiras incrustadas, o saponáceo é opção mais indicada. "É um produto que consegue auxiliar na remoção das sujeiras mais difíceis. Para essa tarefa, é importante ter em mãos uma esponja ideal para superfícies delicadas, mas que tenha alto poder de limpeza”, comenta Dr. Bactéria. Uma dica do especialista é utilizar um pano macio para retirar o resto de comida que costuma cair no fogão antes de iniciar a limpeza. Depois, basta aplicar o saponáceo em toda a superfície e esfregar com a esponja úmida. "Normalmente, quando a sujeira está muito difícil de sair, o processo precisa ser repetido mais que uma vez”, informa o especialista.

Já para uma limpeza mais leve da mesa de inox, há outras alternativas eficientes e seguras, como produtos próprios para inox. "Nos casos de manchas superficiais, esse tipo de produto atende perfeitamente”, comenta Dr. Bactéria. O especialista indica borrifar o produto por toda a superfície e esfregá-la com um pano macio. Em seguida, deixar o local secar naturalmente. "É importante utilizar panos que não soltem pelos para evitar retrabalha”, ressalta.

Forno

Quando o forno é bastante utilizado, é comum que fique com respingos de gordura e comida derramada. "Além de ser anti-higiênico não limpar a parte interna, o acúmulo de alimentos queimados pode iniciar um processo de incêndio”, alerta o especialista. Para a higienização, o mais recomendado é utilizar produtos específicos. "Os produtos conhecidos como ‘limpa forno’ possuem ingredientes que ajudam na remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras, limpando e protegendo o forno com segurança e muita eficiência. Para quem busca praticidade, o modelo em spray é a melhor opção”, comenta.

Além do limpa forno, é necessário usar uma esponja apropriada para sujeira pesada, ideal para remover crostas. "Como estamos falando de produtos com alto poder de abrasão, usar luvas de borracha é altamente recomendável.” Com todos os produtos em mãos, o primeiro passo é utilizar a esponja úmida para tirar o excesso de sujeira. Depois basta aplicar o limpa forno, esfregar todo o local e retirar o produto com um pano.

Vidro

As tampas de vidro do fogão tendem a ficar manchadas devido à concentração de gordura no local, por isso merecem uma atenção especial. "Os vidros devem ser a última parte a ser limpa para que não se respingue produtos ou sujeiras neles novamente. É importante usar um produto específico, com o auxílio de um pano que não solte pelos”, aponta Dr. Bactéria.

O especialista indica o uso de produtos especializados para conseguir um resultado mais satisfatório. "Muita gente acaba usando saponáceo ou próprio detergente para limpar os vidros, mas esses produtos não conseguem retirar as manchas e realçar o brilho com efetividade”, relata.