Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Inspire-se no modelo de box ideal para o seu banheiro

Redação Bonde com Andrade & Mello Arquitetura e Interiores
13 jan 2020 às 17:42
- Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por um longo período, o box era só uma peça funcional que delimitava a área do chuveiro. Mas o tempo passou e hoje ele tem uma função que vai além de proteger o ambiente da água do banho: tornou-se parte da decoração do ambiente. "O box deixou de ser apenas um fechamento de vidro e passou a compor com o estilo de décor pensado para o banheiro”, revela a arquiteta Erika Mello, sócia de Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

O mercado disponibiliza diferentes tipos de vidros, com formas de instalações variadas, além de acabamentos e cores de box. A dupla revela suas experiências em projetos que colaboram para inspirar e orientar aqueles que estão pensando em construir ou reformar o ambiente. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Box pequeno

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


O banheiro do apartamento, com apenas 33 m², contava com pouca claridade natural. Assim, os arquitetos adotaram a instalação de spots combinados com modelo transparente do material, que ainda contribuíram para melhorar a atmosfera do ambiente, e ainda combinaram um efeito de cromoterapia para o relaxamento da moradora.

Publicidade


Para decidir o modelo certo, cabe uma avaliação. "Por se tratar de espaços restritos, deve-se dedicar atenção para o movimento de abertura da porta”, explica Renato Andrade.


No banheiro pequeno projetado pelo escritório, as portas de correr deixariam a abertura muito menor do que realmente deve ser. Por isso, a escolha foi para o modelo de abrir. "Sempre observamos o cuidado para que a porta não passe debaixo do chuveiro”, alerta Erika Mello.

Publicidade



Box com porta articulada


O banheiro pode ser desvalorizado se o tamanho do box estiver errado. As portas flexíveis ou articuladas poupam espaço e facilitam na passagem, conferindo uma ampla abertura. A quantidade de portas varia de acordo com o espaço e o projeto. Nessa área de banho com 0,72 m², a solução se deu com apenas duas faces articuladas.

Publicidade



Box funcional


Nesse projeto, Renato e Erika trabalharam em um banheiro, posicionado em um canto do apartamento, e utilizado para visitas e hóspedes. A porta lateral dentro do box é funcional e contempla o espaço que recebe o varal e as condensadoras. O box recebeu os trilhos que dão suporte para os painéis de vidro e são indispensáveis para quando não se pode ter uma abertura fixa. "A porta deve ter um bom tamanho de acesso, com o máximo de abertura possível”, explica Renato Andrade.

Publicidade



Box integrado ao quarto


O quarto é simples e aconchegante, combinando perfeitamente com a delicadeza da moradora. A proposta de suíte foi modernizada, já que a área de banho não conta com divisórias. Mas antes de pensar no estilo, foi necessário priorizar a segurança do banheiro. É ideal que o vidro seja temperado ou laminado e, para evitar acidentes, a instalação deve ser feita corretamente, assim como a utilização de materiais de qualidade.



Box com chuveiro duplo

Muitas pessoas sonham com o chuveiro duplo e a sua viabilidade leva em conta o espaço disponível para isso. Atualmente existem inúmeras possibilidades para o box do chuveiro, como o formato, que pode variar de acordo com o layout do banheiro. A janela que fica dentro da cabine contribui para uma boa circulação de ar, por isso a escolha do box ocupou toda a extremidade do espaço e seguiu até o teto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade