Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Janelas e portas: saiba como escolher o melhor material para a sua casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 ago 2020 às 14:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bem antes de pensar no layout e a decoração, é preciso escolher as janelas e portas que serão utilizadas no projeto arquitetônico. Isso porque, além das funções técnicas como ventilação e insolação, as esquadrias podem sim atuar como elementos decorativos nos ambientes.

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, à frente do escritório Dantas e Passos Arquitetura, trazem informações para quem planeja construir ou reformar e certamente passará pela etapa de escolher novas portas e janelas. "Em nossos projetos, levamos em conta fatores primordiais como o material, tipos de abertura, uso e visual que as esquadrias proporcionarão para a obra. Nesse conjunto, estética, funcionalidade e durabilidade também devem se fazer presentes”, explica Danielle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Mas o que são esquadrias?

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


O termo está relacionado aos componentes que são instalados como fechamentos nos vãos de arquitetura. Assim, as aberturas de uma construção – tanto as que dão acesso ao exterior como as de passagem internas –, são chamadas esquadrias. Assim, o termo tornou-se denominação para janelas, portas ou portões, venezianas e aberturas similares nos projetos arquitetônicos. Nesse contexto, elas podem ser prontas e produzidas pela indústria em medida padrão para comercialização em lojas, ou executadas sob encomenda, de acordo com as dimensões do local e um projeto desenhado especialmente para a edificação.

Publicidade



Como escolher o melhor modelo


O primeiro ponto a ser considerado é o tipo de esquadria, considerando questões como o uso e o desempenho esperado. "Devido à fachada comum em prédios, na troca de janelas em apartamentos deve-se acompanhar o manual técnico da construtora e verificar as regras de condomínio”, destaca Paula. Em reformas de casas, para não destoar das demais existentes, o fundamental é definir um modelo que combine com o estilo, cor e acabamento das demais janelas.

Publicidade


Para a escolha de materiais é preciso ficar atento. Em ambientes externos, é necessário utilizar materiais resistentes às intempéries climáticas. "Portas de madeira expostas ao sol e chuva tendem a estufar ou manchar. Versões com madeira maciça e tratada nos ajudam a solucionar essa preocupação a longo prazo”, relata Danielle.


Outro cuidado a ser observado diz respeito aos tamanhos dos vãos e os tipos de abertura, que devem ser bem calculados e executados para evitar a entrada do frio ou a baixa iluminação. "Nada substitui o prazer de uma casa rica em iluminação natural e a janela é imprescindível”, diz Paula.

Publicidade


Vale lembrar também que é essencial buscar empresas competentes no mercado e que, de preferência, sejam especializadas no material definido, pois modelos de qualidade inferior ou mal instaladas ocasionam sérios problemas como infiltração de água de chuva, danificam com uma ventania forte, emperram ferragens e dificultam o manuseio no dia a dia. Acompanhe as características principais de cada material:


Divulgação
Divulgação


Esquadrias de alumínio: Bastante empregadas devido às vantagens do material, costumam registrar um preço superior. Em contrapartida, resultam em menor manutenção, são resistentes e duráveis – principalmente em áreas externas –, e estão disponíveis em diversas cores. Como ponto negativo, o baixo isolamento termoacústico pode influir no conforto da casa. Todavia, o emprego de vidros duplos e perfis maiores melhoram a performance.

Publicidade


Esquadrias de PVC: O material vem ganhando espaço nos projetos por conta da alta resistência, durabilidade e por não necessitar de muita manutenção. Internamente são estruturadas em aço e produzidas em diversas cores, simulando até o efeito madeira. Porém, ainda é um modelo considerado mais caro e pouco acessível.


Esquadrias de madeira: Elegantes, são sofisticadas, versáteis e sempre promovem um toque muito elegante às edificações, além de assegurar o sonhado conforto térmico e acústico. Como desvantagem, a necessidade de manutenção periódica, aplicação rotineira de vernizes e impermeabilizantes e cuidados contra cupins.

Publicidade


Esquadrias de vidro: O vidro precisa ter maior resistência, haja vista utilizam perfis metálicos mais finos, e integram brilhantemente ambientes internos e externos sem muitas interferências visuais. O ponto negativo é que não pode compor todos os sistemas de abertura e configuram-se como mais frágeis em impactos mais fortes.


Esquadrias de ferro: Versáteis, são bem tradicionais, registram um bom preço no mercado, aceitam diversos sistemas de abertura e podem ser encontradas prontas ou confeccionadas sob medida. Porém, têm baixa resistência à oxidação e enferrujam mais facilmente, demandando manutenção maior. Por fim, não são indicadas em áreas litorâneas.



Manutenção e limpeza

Cada material tem o produto certo para sua limpeza. É importante consultar com o fabricante as orientações específicas sobre o processo e o melhor produto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade