Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Recicle!

Oito maneiras de reutilizar o jornal na decoração da casa

Redação Bonde
29 ago 2012 às 11:08
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De manhã o jornal chega fresquinho, cheio de novas informações que vão se desdobrando durante o dia. Porém, passado o dia não passa de um objeto velho! Que o papel pode ser reciclado todos sabem, mas que tal reaproveitar os jornais em casa? Você já se perguntou o que fazer com os jornais "de ontem", além de colocar para os animais de estimação fazerem suas necessidades? O jornal velho tem várias utilidades, como servir de papel de parede, absorver umidade e odores, acender a churrasqueira, e muitas outras.

Confira oito dicas para você aplicar em sua casa e fazer um jornal velho virar novo (de novo!):

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Acelera o amadurecimento das frutas

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Sabe por que, quando embrulhadas em jornal, elas amadurecem mais rápido? Porque as frutas produzem um gás chamado etileno, que acelera o amadurecimento. Ao embalar a fruta, o gás fica retido no jornal e o processo ocorre na metade do tempo.

Publicidade


Serve como lixeira ecológica


Em vez de usar plástico, que demora centenas de anos para se decompor, adote folhas de jornal dobradas em forma de copos de origami no cesto do banheiro.

Publicidade


Faz as vezes de descanso de panela


Separe quatro folhas de jornal e corte cada uma em quatro tiras no sentido do comprimento. Enrole cada tira diagonalmente num palito de churrasco, formando canudos maiores que o palito. Retire os palitos e cole as pontas. Enrole cada tira em volta de um tubo plástico de filme fotográfico ou de outro objeto cilíndrico da mesma largura. Cole a ponta, retire o tubo e faça a mesma coisa com todas as tiras para transformá-las em argolas. Una-as com fita crepe, formando um losango. Passe uma camada de massa corrida, espere 24 horas e aplique a segunda mão. Deixe secar e use!

Publicidade


Acende o fogo da churrasqueira


Chegou a hora de assar a carne, mas ninguém lembrou de comprar álcool? Calma, você pode resolver o problema a jato. Faça argolas enroscando folhas de jornal e empilhe-as no chão da churrasqueira para facilitar a queima do carvão.

Publicidade


Decora baús e caixinhas de madeira


Produza canudinhos das tiras de jornal seguindo o mesmo passo a passo do descanso de panela. Cole as tiras bem unidas na madeira e espere secar. Depois é só aparar as sobras com estilete e aplicar verniz incolor ou tinta para criar efeitos artísticos.

Publicidade


Fica lindo na parede


Nada de gastar uma fortuna com tinta - separe folhas de jornal com imagens ou matérias bacanas para decorar aquelas paredes dos cantinhos especiais da casa. E não é preciso ser especialista para conseguir um efeito profissional. Lave a parede e espere secar. Dilua cola branca na proporção de duas partes do produto para uma de água e passe com rolinho em pequenos trechos da parede, enquanto vai colando as folhas de jornal com cuidado para evitar bolhas. Faça o acabamento espalhando uma camada da mesma cola por cima para deixar o papel de parede impermeabilizado e brilhante, ou use verniz à base de água.

Publicidade


Vira papel de presente original


Se você for habilidosa para fazer embalagens, use a página de quadrinhos do jornal como papel de presente divertido para crianças. O acabamento caprichado fica por conta do verniz que você pode passar nas folhas, com a ajuda de um pincel. Deixe secar de duas a seis horas - teste pelo toque.


Reprodução
Reprodução


Ajuda a fazer adubo


Tem jardim em casa? Aproveite o espaço para produzir uma terra supernutritiva e orgânica: cave um buraco com mais ou menos 50 cm de diâmetro x 50 cm de profundidade e jogue lá dentro restos de frutas e de verduras, misturando com a terra que você cavou. Mantenha o buraco coberto com folhas de jornal para apressar o processo de decomposição, cobrindo-as com um plástico escuro. Regue a cada quatro ou cinco dias. Quando estiver cheio, deixe a mistura repousar revolvendo a terra a cada 15 dias e siga molhando de vez em quando. Em dois ou três meses a terra estará prontinha para alimentar suas plantas.


Novidade

Muitas mulheres estão investindo no uso dos jornais até mesmo para fazer as unhas, colocando tirinhas de jornal retorcido entre os dedos na hora de aplicar o esmalte. Gostou? Então comece hoje mesmo a reciclar o jornal que você tem casa. A natureza agradece!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade