Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Primeiro apartamento: 10 dicas para quem vai escolher e montar o novo lar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 abr 2020 às 15:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro apartamento é uma conquista na vida de muitos jovens e adultos. Seja para morar só, com amigos ou se casar, o momento de entrar no primeiro imóvel é algo inesquecível e repleto de desafios. Para contribuir nesta tarefa, o arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório que leva seu nome e tem ampla experiência no assunto, traz recomendações valiosas a fim de evitar diversos problemas na hora de escolher, comprar e montar o primeiro cantinho.

1. Adaptar é preciso!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitas vezes na empolgação de arrumar tudo, os moradores se esquecem de que, no decorrer do dia-a-dia, uma série de necessidades novas poderão aparecer. "A dica é pensar em móveis que se adaptem a essas mudanças”, afirma Bruno. Entre os exemplos, ele mostra a própria estante da sala de estar de seu apartamento, que é dinâmica - com cubos metálicos iguais onde há a flexibilidade de compor prateleiras, nichos ou módulos fechado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas



2. Janelas

Publicidade


Antes de mobiliar o apartamento, é importante analisar como ficará a disposição de tudo em relação às janelas. Convém deixar os armários próximos, preferencialmente de frente, para ventilar e prevenir a umidade. No projeto, o closet e a estante da sala, que tem módulos fechados, são exemplos dessa recomendação.



3. Ganho de Espaço

Publicidade


Móveis e ambientes multifuncionais são excelentes opções para quem irá morar em apartamentos pequenos. Dentro do projeto de Bruno Moraes, entre alguns exemplos, o móvel atrás do sofá funciona como bar e bancada de trabalho. Além disso, o nicho dentro do boxe também garante a economia de espaço.



4. Luminárias

Publicidade


Muitas vezes as pessoas decoram o primeiro apartamento aos poucos, portanto, uma dica é usar luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos com spots. Eles podem ser adaptados às alterações de layout.



5. Faça uma lista do que você tem

Publicidade


É importante relacionar os seus pertences pessoais e verificar se eles cabem no espaço. Isso ajuda a pensar em como você vai armazená-los e planejar os armários. "Antes da reforma do meu apartamento, a cozinha e a lavanderia tinham o mesmo tamanho. Optamos por diminuir a área de serviço a fim de ampliar a bancada e ter gavetas extras na cozinha”, conta Bruno.



6. Cobogós

Publicidade


Divulgação
Divulgação


O revestimento vazado é uma opção charmosa para delimitar os ambientes, sem bloqueá-los visualmente (sendo possível voltar ao layout original quando quiser). Dependendo do modelo, o cobogó pode ser uma alternativa mais prática e rápida que erguer uma parede, pois alguns já vêm com acabamento.



7. Pisos

Publicidade


Outra dica interessante é com relação aos pisos: se for um imóvel pequeno, é possível utilizar o mesmo piso no apartamento inteiro. Essa solução dá a impressão de amplitude e unidade visual.


O que olhar antes de comprar o seu apartamento:



8. Verificações importantes


Fique atento se apartamento fica na face Norte ou Sul do edifício. Se for na Norte, por exemplo, haverá sol no apartamento o dia inteiro. Se for na Sul, então quase não irá bater sol. Isso influenciará totalmente o layout do projeto. Outro aspecto importante é ver o modelo de construção do prédio. Se a maioria das paredes for de alvenaria estrutural, não será possível fazer tantas alterações.



9. Atenção com torneiras, chuveiros e ralos


Antes de tudo, Bruno indica alguns truques para saber se está tudo certo com relação a esses fatores, o primeiro é levar um balde com água e jogar nos ralos para verificar a inclinação entregue pela construtora. Também se deve abrir torneiras e chuveiros e deixar a água escorrer. Se houver algum vazamento nos sifões, eles vão aparecer depois de uns 2 ou 3 minutos.



10. Saídas de Eletricidade

Para fazer uma vistoria de elétrica, Bruno indica outro truque simples: ‘Você só precisa levar o celular e o carregador, para testar em todas as tomadas”, conta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade