Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tempo extra

Quarentena: 9 dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 abr 2020 às 17:04
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em tempos de crise sempre, é bom economizar. Em meio à pandemia do novo corona vírus, que mantém grande parte das pessoas trabalhando de casa, uma das formas de reduzir os custos de manutenção é colocar a mão na massa, realizando tarefas e serviços que em geral são executadas por profissionais especializados.

Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar um bom dinheiro. Mas, antes de arregaçar as mangas e sair fazendo estripulias pela casa, tome cuidado para evitar acidentes – de uma martelada no mindinho a um corte no pé, imprevistos podem acontecer, ainda mais quando não se lida de forma precavida com ferramentas ou produtos de limpeza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Então, sempre que for meter a mão na massa, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas. Tenha claro também que qualquer procedimento que inclua o uso de equipamentos elétricos exige total atenção. Com energia elétrica, não se brinca – o menor descuido pode ter consequências graves.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Com isso em mente, programe um tempo para a execução das tarefas. Desta forma, você poderá realizar o que precisa ser feito da melhor forma possível – e sem acidentes. E o melhor: com uma trilha sonora agradável ou a companhia de alguém especial, o trabalho pode até se tornar algo divertido.

Publicidade


Agora, mãos à obra com as dicas da Casa do Construtor!


1) Limpeza pesada

Publicidade


Ficar em casa nos fazer prestar mais atenção em todos detalhes e uma ótima forma de ocupar a cabeça é fazer uma super limpeza. Alugue equipamentos para dar uma geral no ambiente. Utilize produtos de higiene de alto desempenho, como desengordurante com amoníaco, desengordurante e um desengraxante para a limpeza química de áreas com gorduras acumuladas, água sanitária, álcool, desinfetante e cera líquida.



2) Limpeza de tapetes

Publicidade


Caso haja alguma mancha, utilize produto desenvolvido especialmente para este tipo de superfície. Em seguida, a lavadora de alta pressão ou a extratora poderá ser utilizada no tapete. Primeiro, pendure-o na posição vertical – sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.



3) Limpeza de colchões e estofados

Publicidade


Em média, passamos um terço de nossos dias dormindo. Por isso, ter um colchão em boas condições significa qualidade de vida. Além da questão estrutural – colchões usados podem ficar deformados, prejudicando a postura e o sono –, um aspecto essencial a ser observado é a higiene. Com o tempo, os colchões podem se tornar o habitat perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Para realizar uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado e, em seguida, utilizar a extratora. O equipamento também é ideal para limpeza de estofados, como sofás poltronas e cadeiras. Também limpa carpetes e tapetes de lã pura, sintéticos, nylon, fibra de planta, cobertores de lã tricotada e cobertores de lã compridos e curtos.



4) Instalação de chuveiro

Publicidade


Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado. Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro, instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de orientações do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à luz – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar.


Os procedimentos para a troca de resistência são semelhantes. Para isso, basta seguir os passos iniciais do procedimento anterior (fechar o registro de água e desligar o disjuntor do banheiro). Depois, basta abrir o chuveiro (fique atento: cada modelo é aberto de uma forma diferente) e substituir a resistência, observando e posicionando os pontos de conexão da peça nova conforme o padrão da que está sendo trocada.

Publicidade



5) Remoção de mofo e limo


A limpeza de locais atingidos por mofo e limo só será completa se a infiltração ou a umidade do ambiente forem resolvidas. Caso contrário, o problema não irá demorar para voltar. Para realizar a limpeza, espere o mofo secar. Depois, aplique um produto para remover manchas e sujeiras difíceis de limo, resíduos de sabonete e mofo. Para o enxágue e a completa remoção das sujeiras, também pode-se utilizar uma lavadora de alta pressão.



6) Desentupimento de pias


Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos.



7) Fixação de quadros, prateleiras e outros objetos na parede


Antes de ligar o equipamento, fique atento para a voltagem das tomadas disponíveis e certifique-se também de que no local a ser perfurado não passa algum encanamento – furar um cano d’água acidentalmente costuma trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros. Recomenda-se conectar a furadeira na energia apenas no momento em que estiver sendo usada. Para paredes e superfícies muito duras, há equipamentos mais potentes, como os marteletes perfuradores.


Já ao remover quadros, objetos e prateleiras da parede, utilize massa corrida para cobrir os furos deixados pelos pregos e parafusos. A massa pode ser aplicada com uma espátula comum. Depois de deixar secar por três horas, passe uma lixa fina para uniformizar a superfície.



8) Trabalhos de jardinagem


De nada adianta ter um grande jardim se a grama está sempre alta, as árvores vivem cobrindo a passagem das pessoas e cerca viva tira o espaço de lazer das crianças. Manter o pátio e o jardim bem cuidados é essencial para o melhor aproveitamento do espaço que a casa oferece e a família precisa.



9) Pintar paredes e móveis

A pintura por si só, é uma ótima alternativa para dar uma "cara nova” a qualquer ambiente, além de ser uma excelente oportunidade para garantir a manutenção das paredes, portas e portões protegendo de problemas como mofo e ferrugem se instalem e explorar infinitas possibilidades de estilos cores e texturas. Uma das causas mais comuns para o comprometimento da pintura rápida é a não utilização de equipamentos e máquinas que aceleram esse processo. Ou seja, realizar o serviço manualmente apenas com rolos, pincéis e esponjas pode não ser recomendado, o uso de máquinas de aplicação de tinta pode fazer com que o trabalho renda mais e seja realizado com maior eficiência e qualidade. Utilize máquinas para pintura como o compressor de ar e lixadeiras elétricas para agilizar o trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade