Que tal aproveitar a quarentena para renovar seus móveis?

por Redação Bonde com Black+Decker
   

Com a pandemia do COVID-19 a rotina do mundo mudou. Mais tempo dentro de casa pode significar mais tempo ocioso, então por que não usar essas horas para fazer algo produtivo? Assim, além ter uma ocupação, pode até evitar transtornos mentais caudados pela pressão dos acontecimentos. Confira as dicas para renovar o móvel antigo que temos em casa!

Divulgação

Com a popularidade da reciclagem e a decoração com achados resgatados, muitos buscam renovar os móveis de segunda mão com diferentes técnicas. É uma ótima pedida para renovar o que você herdou da sua avó ou modernizar seu achado mais recente da feira de usados. É possível pegar algo sem brilho e reinventá-lo para que se adapte ao seu estilo e espaço com algumas poucas horas de trabalho. Siga estes passos e estará no caminho de produzir uma peça renovada e restaurada em apenas um fim de semana!

Vamos lá?

1º Vamos começar do princípio

Retire as peças da cômoda.

2° Repare os danos

Divulgação

A cola para madeira faz maravilhas para reparar peças que estão lascadas ou quebradas. Aplique-a no local danificado (caso tenha), pressione com grampos se for necessário e espere 24 horas para que a cola seque. A massa para madeira irá cobrir ou preencher essas imperfeições ou arranhões desagradáveis, aplique-a antes de lixar ou preparar sua peça. Se tiver optado por usar novas maçanetas, estas provavelmente encaixarão sem problema nos orifícios velhos, porém muitos puxadores modernos têm um tamanho diferente dos anteriores. A massa para madeira também é sua melhor opção para começar com novos acessórios.

3º Lixar e preparar

Divulgação

Se sua peça estiver em boas condições, pode pular o passo de lixar e ir diretamente para a pintura. O primer não precisa ser lixado, inclusive se sua peça estiver muito envernizada, dar ao móvel uma boa raspada com uma lixa mediana (grão 80) não só ajuda a retirar resíduos, mas também dá ao seu primer uma melhor superfície para aderir-se. Se for investir tempo e energia pintando uma peça, leve um tempo para prepará-la também. Se estiver usando a versão em aerossol em vez de uma fórmula para pincel, assegure-se de trabalhar em uma área bem ventilada e descarte as latas de acordo com os regulamentos locais de descartes. Se for usar um pincel, aplique a pintura com um rolo de espuma e revise com o pincel. Uma vez que seu primer estiver completamente seco, lixe qualquer gota ou resíduo e limpe sua peça com um pano suave.

4º Pintura

Divulgação

Tintas látex ou esmalte são as ideias para renovar móveis. Nunca economize passando uma só camada, duas são sempre melhores para alcançar uniformidade e até cobertura, deixando sempre de 6 a 8 horas o tempo de secagem entre cada camada. Se for pintar a mão, um pincel angular de alta qualidade também é essencial. No entanto, com a Pistola de Pintura e Pulverização, você pode aplicar duas camadas de pintura de forma rápida, fácil e uniforme.

5º Aplique tinta seladora

Divulgação

Você pode escolher qualquer coisa, desde simples até semibrilhante, para renovar seus móveis, mas a tinta seladora que você vai utilizar vai determinar o brilho final. Você pode escolher entre várias opções, um protetor acrílico a base de água em cetim ou brilhante, ou para um acabamento fosco, escolha um selador transparente para móveis. Se optar pela cera para móveis, aplique várias camadas entre aplicações. Não utilize um poliuretano a base de azeite em pintura branca ou clara, com o tempo ficará âmbar ou amarelo.

6º Voltando a colocar as peças

Divulgação

Uma vez que a seladora estiver seca, pode instalar novamente todos as peças e colocar seus itens no lugar. Pode parecer que isso consome muito tempo e trabalho, mas com um pouco de paciência, você poderá produzir uma peça perfeitamente pintada com uma cobertura lisa e uniforme que durará muitos anos!

Conteúdo relacionado: