Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bem simples

Saiba como afastar os insetos com óleos essenciais

Redação Bonde
05 fev 2010 às 12:08
Velas e óleos podem ser utilizados como repelentes naturais - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o uso de óleos essenciais, você pode repelir os insetos e combater à dengue de maneira natural. As dicas são da aromaterapeuta e aromatóloga Samia Maluf, que ensina receitas de repelentes.

O verão não vem acompanhado, apenas, de dias ensolarados, férias e viagens. É uma época em que se fala muito em dengue na invasão de insetos – especialmente os pernilongos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Aromaterapia, por meio dos óleos essenciais, colabora para que estes insetos fiquem longe. Quem explica é a aromaterapeuta e aromatóloga Samia Maluf. "Há muito tempo os caboclos já utilizavam os óleos de citronela e copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados, os chamados óleos essenciais, retirados das mesmas plantas e com uma eficácia ainda maior".

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Para plantas, quintais e jardins

Publicidade


Para evitar a dengue, além de medidas como esvaziar pratinhos de plantas, garrafas e espaços que apresentem água parada, Samia recomenda o seguinte procedimento: acrescentar, a cada 100 ml de água limpa, 50 gotas de óleo essencial de citronela ou copaíba.


A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acumulam água de chuva. "É aconselhável utilizá-la, também, para borrifar plantas do quintal ou jardim", acrescenta Samia.

Publicidade


Repelente natural


Velas e óleos podem ser utilizados como repelentes naturais. Óleos essenciais de andiroba ou copaíba podem ser acrescentados na fabricação de velas. Quando acesas, protegem o ambiente exalando um bom aroma.

Publicidade


Para aplicar diretamente na pele, Samia indica uma mistura de três gotas óleo de copaíba e três gotas de óleo essencial de citronela em uma colher de sopa de óleo vegetal ou gel. "É uma receita simples e eficiente, que livra as pessoas das picadas". Vale um lembrete: os óleos de citronela e copaíba nunca podem ser usados diretamente sobre a pele, somente diluídos em óleo vegetal ou gel.


Na praia ou quando for se expor ao sol, é preferível utilizar somente o óleo de copaíba, já que o de citronela é fotossensibilizante, ou seja, sob a ação do sol ele pode manchar a pele. É ideal usar um bloqueador solar junto com os óleos essenciais.

Caso você seja picado por um inseto, uma boa dica é aplicar sobre as picadas os óleos essenciais de Tea Tree e Lavanda Francesa (esses podem ser usados diretamente sobre a pele). Eles eliminam a coceira e agem como antissépticos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade