Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Jardinagem

Saiba como plantar tomates em estufa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 out 2019 às 08:17
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A plantação de tomates em estufa se tornou uma importante alternativa para os produtores e para aqueles que, mesmo sem muita estrutura, querem cultivar a fruta no quintal de casa. Com a proteção das plantas contra chuvas e um manejo adequado da temperatura, é possível criar o ambiente mais favorável, permitindo frutos de qualidade e maior produtividade.

"A escolha pela estufa permite que os agricultores façam até dois ciclos de plantio”, ressalta Ricardo Mikami, engenheiro agrônomo e gerente de vendas da Horticeres Sementes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para que a plantação dos tomates em estufa seja um sucesso, é preciso seguir alguns passos, que foram organizados e listados abaixo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Como primeiro passo, é importante que o produtor selecione a área a ser cultivada com antecedência, dando preferência aos locais onde não foi cultivada alguma solanácea (plantas que incluem ervas, arbustos e árvores tropicais). Caso não seja possível, é fundamental analisar o histórico da incidência de algumas doenças de solo da produção anterior.

Publicidade


Após definir a área, retire amostras do solo para a análise, com o objetivo de conhecer suas condições químicas e estabelecer as necessidades de aplicação de calcário, matéria orgânica e fertilizante.


No terceiro passo, para obter informações sobre a exigência nutricional das plantas em seus diferentes estágios fenológicos e, consequentemente, auxiliar o programa de adubação, analise criteriosamente a curva de absorção de nutrientes da cultura - item que pode ser encontrado com facilidade por meio de pesquisas na internet.

Publicidade


Todas as etapas de preparo do solo devem ser feitas com antecedência com muito critério: calagem (quando necessário), matéria orgânica e fertilizantes com macro e micronutrientes.


O penúltimo passo é utilizar mudas de qualidade oriundas de viveiros profissionais, evitando disseminação de doenças e garantindo melhores resultados de produtividade dos tomates.

Por último é importante lembrar que o produtor deve sempre escolher o espaçamento em função do sistema de condução, época do ano e estrutura da estufa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade