Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Impacto na saúde

Saiba como prevenir e como acabar com os mofos da sua casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 dez 2019 às 08:55
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de ser formado por estruturas microscópicas, o mofo pode ser um enorme pesadelo dentro de casa. Capazes de tirar o sono de qualquer morador, eles impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas que frequentam os locais onde estão presentes.

Na decoração, o mofo também é um grande problema, já que, além de deixar o ambiente com uma aparência desagradável, atinge com frequência materiais porosos, como madeira, pedra, gesso e MDF. Esses materiais facilitam a reprodução desses fungos, principalmente atrás de móveis, guarnições ou rodapés fabricados a partir dessas matérias-primas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas você conhece as principais causas que favorecem o aparecimento desse fungo e todos os riscos à saúde?

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas


Para esclarecer as dúvidas, a Indústria Santa Luzia separou tudo que você precisa saber sobre o mofo e as principais dicas para tratar e prevenir a proliferação dentro de casa. Confira:

Publicidade


Riscos - Os sinais mais comuns em pessoas que convivem constantemente com o mofo são dores de cabeça constantes, sangramento no nariz, fadiga, dificuldade em respirar, sinusite, asma, bronquite, tosse, náuseas e infeções crônicas.


Causas - Facilmente identificado no visual, o mofo se prolifera com facilidade em locais úmidos como cozinhas e banheiros, além de ambientes quentes e escuros. O alerta é dobrado se você residir em uma região onde a combinação entre temperatura e umidade relativa do ar elevadas é frequente. O micro-organismo se espalha pelo ar e, se encontrar condições favoráveis em outros espaços, se multiplica.


Como tratar e prevenir - As principais medidas para evitar a reprodução desses fungos são buscar maneiras de manter os ambientes bem arejados, permitindo a entrada de luz solar, além de tratar e investigar possíveis infiltrações. Realize manutenções periódicas em aparelhos domésticos que podem gerar umidade, como o ar-condicionado.

Um outro ponto fundamental é a higienização do ambiente: caso já exista mofo no local, limpe os fungos das superfícies duras com água e detergente, mas não deixe o ambiente molhado por um longo período de tempo. Além disso, evite a concentração de materiais porosos dentro de casa, que são mais propensos a serem afetados pelos fungos, como a madeira, gesso e o MDF.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade