Saiba quais os truques caseiros que realmente funcionam para lavar roupas

por Redação Bonde
   

Cansada de tentar sem sucesso retirar manchas das roupas que lavava em casa, uma jornalista britânica resolveu buscar maneiras eficazes para fazer 'as pazes' com a máquina de lavar. Dados mostram que as famílias britânicas "jogam fora" 100 milhões de libras (aproximadamente R$ 380 milhões) anualmente estragando roupas por lavá-las de forma errada.

Para fugir desta estatística, Alice Robinson procurou a ajuda de alguns especialistas em roupas e tecidos e testou algumas dicas caseiras que encontrou na internet. Confira a lista publicada por ela no site Daily Mail:

1. Vodca para esterilizar roupas

A teoria diz que a vodca age como o álcool em gel na limpeza das mãos, aniquilando os germes e reduzindo o mau cheiro. Alice testou o produto em um vestido que não gostava muito e que estava com odor de mofo depois de passar o inverno todo no guarda-roupa. Segundo ela, após aplicar a bebida pura e deixar "respirar" por uma hora pendurado na porta, o vestido cheirava melhor.

Segundo especialistas, a vodca tem sim efeito em remover manchas e aliviar o mau cheiro, mas pode danificar a cor das roupas e tecidos mais finos, como a seda. Por isso, o mais recomendado é usar os eliminadores de odores vendidos em supermercados e feitos justamente para este fim, que comprovadamente funcionam.

2. Vinagre faz milagre na limpeza da máquina

A teoria diz que vinagre branco ajuda a eliminar bactérias e limpar o interior da máquina de lavar. Alice testou: colocou meio copo do líquido na máquina cheia de água na temperatura mais alta possível e observou que o cheiro havia melhorado e até a tampa estava mais clara.

Isso acontece porque o vinagre branco é um ótimo agente de limpeza e elimina sim as bactérias. O ideal é que uma vez por mês a máquina seja lavada com água e vinagre ou água sanitária.

Reprodução

Dica: use vinagre de álcool para enxaguar a roupa (1/2 copo para uma máquina cheia de água). Deixe as peças de molho nesta mistura por alguns minutos. Além de esterilizar a roupa, o vinagre ajuda a eliminar o excesso de sabão.

3. Aspirador de pó para limpar o filtro da secadora

A teoria aponta que aspirar os fiapos de tecido que se acumulam no filtro da secadora é simples e eficaz. Alice testou: tirou a maior parte dos fiapos com o aspirador e terminou o serviço com um pano úmido. O método é eficaz porque o filtro entupido faz a máquina liberar menos ar, prejudicando o tecido das roupas para fazer a secagem no tempo esperado. No dia a dia é mais fácil tirar o excesso de fibras com as mãos mesmo a cada secagem e aspirar uma vez por mês para manter o filtro em dia.

4. Café devolve a cor à calças jeans

Teóricos defendem que café solúvel ou líquido devolve o preto às calças jeans desbotadas. Apesar de não saber exatamente como aplicar o café, Alice colocou uma xícara da bebida solúvel no tambor durante a lavagem e viu que os jeans ficaram realmente mais escuros. "Para minha surpresa, as calças não ficaram cheirando como se tivesse derrubado café nelas". Embora a técnica realmente funcione, é preciso grandes quantidades de café para se obter um efeito convincente, por isso é melhor usar produtos apropriados para tingir tecidos.

5. Bolas de tênis para amaciar edredons

Parece surreal, mas Alice testou a teoria de colocar algumas poucas bolas de tênis na secadora junto com o edredon e viu que eles saiam macios e não achatados e empelotados como geralmente acontece. Funciona assim: durante a secagem o "recheio" do edredom fica compacto porque não seca completamente. Assim, as bolas de tênis ajudam a levar o calor da máquina para o interior do cobertor fazendo que ele fique seco de forma uniforme. E, claro, macio como antes.

6. Sal devolve a cor das roupas

Alice testou a teoria de que duas colheres de sopa de sal devolvem a cor vibrante às roupas. Ela colocou a quantidade indicada na lavagem dos vestidos da filha de cinco anos e achou que eles ficaram um pouco mais brilhantes, mas nada que fizesse realmente diferença.

Especialistas atestam que a técnica funciona sim, mas que a quantidade de sal precisa ser maior, talvez quatro colheres de sopa. No entanto, o sal não deve ser usado em roupas de seda e lã.

7. Leite tira manchas de caneta

A teoria diz que o ácido lático do leite é eficiente para tirar manchas de caneta das roupas. Então, Alice mergulhou um colete branco sujo de tinta azul em leite semidesnatado e, após uma hora, levou para a máquina. Viu que a mancha tinha diminuído, mas não desaparecido totalmente.

A mancha de caneta é uma das mais difíceis de serem retiradas, e seria necessária uma dose bem maior de ácido lático do leite. Tente eliminar a mancha com álcool líquido ou produtos apropriados para remoção de manchas.

8. Aspirina deixa a roupa mais branca

Alice mergulhou as meias brancas sujas do filho em água quente com cinco comprimidos de aspirina dissolvidos. Duas horas depois, percebeu que a água estava suja, mas as meias também continuavam encardidas.

Explicação: a aspirina contém ácido salicílico, que pode funcionar como alvejante, mas a quantidade usada por Alice foi insignificante. Seria necessária uma quantidade muito grande da substância para obter o feeito desejado. Melhor usar os alvejantes - com cloro ou sem cloro - disponíveis no mercado. (Com informações do Terra)