Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Por mais ar limpo

Saiba que o bambu é um excelente exterminador de CO2

Redação Bonde
25 jan 2010 às 16:17
Além de absorver mais de 12 toneladas/hectare de CO2 da atmosfera, o bambu gera mais O2 que o equivalente a três árvores - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se plantar uma árvore já é uma forma de ajudar a reduzir o gás carbônico (CO2) da atmosfera, saiba que cultivar bambus é muito mais. Segundo Roberto Riscala, um dos maiores ícones do paisagismo brasileiro, o bambu é classificado como uma planta C4 porque possui uma via adicional que incorpora carbono e, com isso, faz mais fotossíntese.

De acordo com Riscala, os bambus, assim como as árvores e os oceanos, usam o carbono através da fotossíntese, para gerar carboidratos. Quando uma árvore ou bambu cresce, é retirada da atmosfera certa quantidade de carbono que fica retido na planta. O bambu gera mais O2 que o equivalente a três árvores. Algumas espécies de bambu chegam a absorver mais de 12 toneladas/hectare de CO2 da atmosfera e é a planta que tem a maior taxa de crescimento da terra, isso contribui para o bambu ser um importante seqüestrador de carbono.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Riscala explica que, no primeiro ano, o bambu já alcança 70% de seu tamanho total. Levando em conta que em média brotam 10 colmos de bambu por moita (10 brotos) no mínimo, nota-se que uma muda tem grande potencial de seqüestro. Uma moita normalmente possui de 30 a 40 colmos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Segundo o Instituto do Bambu, a planta é composta por 48% de carbono. Dez colmos ou uma moita adulta, no mínimo seqüestraram 604 kg de CO2. Isto equivale a 240 litros de gasolina, por exemplo. Com isso, se você gastar um tanque de 50 litros de gasolina por semana, plantando onze mudas de bambu, irá compensar esta poluição por um ano.

Como absorve maior quantidade de CO2, que é um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global devido ao efeito estufa, o bambu favorece a manutenção ambiental do planeta. Pense nisto, quando for projetar seu jardim.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade