Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trabalho em equipe

Sem empregada? Veja como manter a casa limpa e organizada

Redação Bonde
25 jun 2014 às 11:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há cerca de 1 ano a legislação dos empregados domésticos trouxe mais igualdade em relação aos direitos desses funcionários. Por outro lado, a a nova lei pesou no bolso dos patrões. E, consequentemente, para aqueles que estavam com o orçamento apertado, o jeito será assumir os serviços de casa.

Aí você se pergunta: " Dá para trabalhar, cuidar dos filhos, ficar sempre linda e ainda manter sua casa limpa e arrumada? Claro que sim! Para isso você vai precisar de uma dose extra de organização, disciplina para não deixar as tarefas acumularem, usar bons produtos de limpeza e contar com a colaboração da família toda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ajuda é indispensável

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


A mulher não tem que fazer tudo sozinha! A família deve ser uma equipe e dividir as tarefas. Se todos ajudarem na organização do lar, não fica pesado para ninguém. Todo mundo faz e ninguém fica exausto. E quando essas atividades virarem parte da rotina, as pessoas nem vão perceber que estão arrumando a casa.

Publicidade


Uma boa dica para estimular a participação de todos é criar uma "poupança viagem". Assim, uma parte do que for economizado com o salário de uma empregada ou diarista será usado na viagem da família no fim do ano.


Como distribuir os serviços

Publicidade


Cada um deve arrumar a sua cama;


As crianças ficam responsáveis pela organização dos próprios brinquedos. Se seus filhos forem um pouco maiores (acima de 8 anos) já podem se comprometer também com a organização da roupas (não deixando peças jogadas pelos quartos e banheiros) e das gavetas;

Publicidade


Defina os dias da semana para tirar o lixo da casa e quem vai retirá-lo em cada dia;


Sempre lave a louça logo depois de usá-la. O trabalho de lavar a louça do café da manhã, almoço e jantar pode ser dividido entre todos (inclusive o maridão);

Publicidade


Crie uma tabela com a distribuição dos serviços e fixe-a em um lugar bem visível. Isso vai ajudar cada um a saber o que deve fazer em cada dia da semana e evitar os tradicionais "esquecimentos".


Evite acúmulo de serviços

Publicidade


Para evitar aquela "sensação" de casa desarrumada e uma faxina prolongada e estressante, a melhor opção é fazer uma coisinha todos os dias! A regra fundamental é não deixar nada para depois.


Priorize a limpeza dos banheiros e a arrumação da casa;

Publicidade


Não deixe que a roupa suja se acumule. Se a sua família for grande procure lavá-la pelo menos três vezes por semana. No dia seguinte faça uma seleção do que não precisa ser passado e passe as peças restantes. Separe as roupas e peça para que cada pessoa da casa guarde as suas;


Se você tiver uma secadora, dobre as roupas assim que retirá-las da máquina. Você vai perceber que muitas delas não precisam ser passadas;


Nos dias em que lavar roupas, providencie apenas um lanche fácil ou, se não tiver como dispensar o jantar, peça ajuda do seu companheiro.


Produtos certeiros


A ideia é tornar a limpeza pesada menos complicada, por isso invista nos melhores produtos de limpeza, eles podem facilitar (e muito!) as tarefas do dia a dia. Aposte no cloro em gel para a limpeza dos banheiros, pois removem mofo sem ter que esfregar e ainda desinfetam o ambiente. Na cozinha use produtos desengordurantes, que eliminam a sujeira com o mínimo esforço.


Faxina pesada

Reserve as manhãs de sábado e feriados para a faxina mais pesada. No dia a dia anote tarefas que precisam ser feitas e exigem mais tempo. Execute-as no dia da faxina. As tarefas da faxina também devem ser divididas. Mesmo que as crianças ou adolescentes não as façam com muito capricho, isso vai ensiná-los como é trabalhoso manter a casa limpa. Não refaça o que eles fizeram para que não desanimem. Ensine-os como fazer e depois - sem que vejam - dê seu toque final. Com o tempo eles vão aprender. Comece delegando a eles os serviços mais fáceis, mas vá ensinando-os a fazer de tudo. Não tenha 'pena' de colocá-las para ajudar. Você não estará explorando seu família, mas sim, compartilhando com ela momentos de aprendizado. Encare o serviço doméstico como um trabalho que deve ser realizado em equipe. Lembre-se: quando seus filhos forem adultos, provavelmente esse tipo de mão de obra já estará extinto. Se eles aprenderem agora, saberão como agir no futuro. (Com informações do Portal Vital/Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade