Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas para facilitar

Tire suas principais dúvidas sobre iluminação com este guia fácil!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 mai 2020 às 14:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que são Lúmens e Watts?

Lúmen (lm) significa a unidade de medida que faz referência à intensidade da luz ou fluxo luminoso. A partir desse número é possível saber se uma lâmpada é mais ou menos intensa. Esse é um dado essencial para não errar na escolha da iluminação de cada local. É importante ficar atento!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já o Watt (W) representa unidade de medida para a potência da luz, ou seja, é o que determina o quanto uma peça irá consumir de energia. Esse termo geralmente é mais conhecido, pois aparece na conta de luz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Quais são as temperaturas de cor?

Publicidade

Na iluminação, existem três temperaturas básicas de cor que são determinadas pela escala Kelvin: branco quente, neutro e branco frio. Primeiramente, o branco quente (de 2400K a 3000K) fornece sensação de aconchego, portanto é indicado para espaços que necessitam de tranquilidade, como salas e dormitórios.


A temperatura de cor neutra (em torno dos 4000K) é utilizada mais para fins práticos e que não interfiram na tonalidade da cor dos objetos. Em banheiros, ou cantinhos de make up, por exemplo, é ideal para que as tonalidades das bases e batons não sejam influenciadas pela luz.

Publicidade


Já no caso da temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K), a luz traz mais sensação de agitação e frieza, portanto muito indicada para locais que exijam a concentração dos usuários, como é o caso de escritórios, cantinho do home office, cozinhas ou lavanderias.

Quais as diferenças de luz direta, indireta e difusa?

Publicidade

Luz direta é toda a iluminação que cai diretamente sobre um determinado espaço sem o uso de algum anteparo. É muito utilizada para dar destaque a algum objeto ou parte de um cômodo. Em contrapartida, a indireta - aquela em que a luz é rebatida e depois se espalha para o ambiente (como as sancas de gesso) é mais suave, dificultando o ofuscamento dos olhos. Por fim, a difusa é aquela que, diferentemente da pontual, ilumina de forma uniforme, ou seja, difunde a luz de forma mais generalizada por todo o espaço.

O que são os Índices de Reprodução de Cor e de Proteção?

Duas siglas muito importantes na iluminação, mas que pouca gente conhece são referentes à questão do IRC (Índice de Reprodução de Cor) e ao IP (Índice de Proteção). A primeira diz respeito à fidelidade da cor dos objetos com a incidência da luz (quanto mais próximo de 100, mais fiel). Já a segunda, informa, de maneira prática se a iluminação pode ou não ser utilizada em áreas externas (sujeita às intempéries), ou de piscinas. Por exemplo, o índice maior que 65 (IP65) é resistente a pó e jatos d’água. Já, o IP67, também é resistente a pó e, ainda, à imersão temporária na água.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade