Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as dicas!

Transforme sua varanda em uma área social integrada ao apartamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 out 2020 às 15:15
Nesse projeto, a varanda ganhou status de sala de jantar. - Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já faz algum tempo que as varandas de apartamentos não são mais uma área ‘sem graça’ e usada apenas para abrigar plantas, como mini ‘quintais’, e apreciar a vista do bairro. Com a tendência dos ambientes integrados, a área, que pode ser chamada também de ‘novo living’, ganhou diferentes usos e se tornou muito requisitada em novos projetos.


Segundo a arquiteta Erika Mello, sócia de Renato Andrade no escritório Andrade & Mello Arquitetura, o pedido dos novos moradores é super compreensível, pois reflete o desejo e a busca por espaços maiores. "Quando trabalhamos a integração da varanda, ampliamos uma área da casa, seja a sala, quarto ou sala de jantar. E como o ambiente, por si só, não tem a necessidade da limitação de paredes, proporciona uma sensação mais agradável”, explica a arquiteta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse contexto, Renato também destaca uma visão mais atual do mercado imobiliário, que, em imóveis pequenos ou grandes, tem privilegiado uma planta mais voltada para o ‘estar juntos’, em detrimento à parte íntima. Principalmente nesse período de pandemia em que as pessoas precisaram passar mais tempo em casa, o desejo por ter mais espaços para atividades sociais se tornou mais evidente. "Na varanda é possível ter o contato com a natureza, receber convidados, preparar um churrasco, descansar ou até mesmo ter uma sala de estar ampliada. Tudo de acordo com a vontade do morador e nosso trabalho é tornar realidade”, declara.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Mas como realizar essa integração? Confira as dicas dos profissionais para integrar o seu espaço e deixá-lo do seu jeitinho:

Publicidade


Luis Gomes
Luis Gomes - Em um imóvel pequeno, a varanda atua como extensão dos cômodos, revelando-se como uma área valiosa a ser aproveitada. Projeto por Andrade & Mello
Em um imóvel pequeno, a varanda atua como extensão dos cômodos, revelando-se como uma área valiosa a ser aproveitada. Projeto por Andrade & Mello


Defina o que deseja
O primeiro passo traçado por eles é entender para que o morador quer utilizar o local. Existe a possibilidade de criar uma varanda como área gourmet, ambientação para descanso, home office (uma alternativa para o rendimento e o bem-estar de quem trabalhará definitivamente em casa), uma área para leitura, um bar... e outras milhões de possibilidades! Quando o uso é determinado, Erika e Renato partem para a análise do espaço disponível, as alterações/adaptações que devem ser efetuadas para dar a nova roupagem para a varanda, e ao mesmo tempo, conectar com o outro ambiente.


No caso de áreas gourmets, as mais comuns nos apartamentos, o projeto conceberá uma ‘mini cozinha’ que, em linhas gerais, englobará uma bancada para a elaboração de pratos, pia, um cooktop e a tão sonhada churrasqueira. "Mesmo quando a varanda emana esses ares voltados para a alimentação, o projeto deve seguir uma linguagem que seja compatível com a proposta da sala de estar, por exemplo. A todo momento buscamos essa alquimia na arquitetura de interiores”, avalia Erika.

Publicidade


Preste atenção a segurança e regras do condomínio
Uma coisa importante para toda extensão de varandas é o fechamento do vidro, que faz diferença no conforto de quem a desfrutará – é maravilhoso saber que a proteção do ambiente permite sua utilização com sol (ou não), frio e até mesmo à noite. "É uma comodidade sem igual. Além disso, contribui para que os móveis e objetos de decoração não sofram com as intempéries climáticas”, observa Renato.


Além disso, aplicar uma telar solar ou película de vidro para criar uma proteção adicional figura-se como uma excelente opção, principalmente por conta dos dias de sol. Também podem ser usadas persianas, que ainda colaboram para a privacidade dos moradores. Entretanto, há uma ressalva: antes de instalar o vidro no perímetro da sacada, deve-se consultar as regras do condomínio por duas questões essenciais. Primeiramente, para constar que o edifício foi calculado para suportar a carga do vidro em todos os apartamentos e, como segundo ponto, para seguir a definição do modelo, tamanho e largura, com vistas à padronização da fachada. "E pensando na abertura, sempre consideramos o descerramento do vidro em um lado livre de móveis”, detalha o arquiteto.

Publicidade


Em imóveis antigos, que não permitem o emprego do vidro, é possível instalar telas e proteções verticais que permitem a intimidade e a sensação de um ambiente mais reservado.


Luis Gomes
Luis Gomes - Nesta varanda gourmet integrada assinada pelos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, a aposta foi evidenciar o natural como base da decoração.
Nesta varanda gourmet integrada assinada pelos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, a aposta foi evidenciar o natural como base da decoração.


Abuse das plantas
Para manter o ambiente agradável e arejado, espécies de plantas bem selecionadas se configuram como parte da decoração, além de proporcionar o entusiasmo e o frescor da convivência com o natural. "Vasos com flores também são super bem-vindos”, detalha Erika.

Entre as espécies, uma sugestão interessante é a Pata de Elefante, planta adaptada à luz do sol indireta e que expressa sua felicidade quando está próxima à janela ou fechamento de vidro. Entre tantas indicadas, a arquiteta afirma que se trata de espécie menos volumosa, apesar de sua folhagem espalhada. "Assim, não ocupa a circulação do ambiente”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade