Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Nos trinques'

Veja 10 dicas fáceis para limpar as panelas queimadas

Redação Bonde
20 ago 2019 às 10:21
- Pinterest
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muita gente cuida dos utensílios da cozinha com muito carinho e dedicação. Mas, mesmo com os mais cuidadosos as panelas podem ficar queimadas, com marcas deixadas pelos alimentos e outras manchas.

As dicas iniciais são: Não se apresse, deixe sempre a panela esfriar antes de pegar e use luvas de borracha. Raspe os restos no lixo com uma colher de pau.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ferva: Coloque água suficiente na panela ou frigideira para cobrir o fundo queimado. Adicione 1 xícara de vinagre branco, deixe ferver por alguns minutos. Retire do fogo, enxágue e quando esfriar, limpe com um desengordurante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Deixe de molho: Encha o pote com água, esguiche um pouco de detergente líquido e, em seguida, deixe a água e o detergente agirem por um bom tempo. Quando você voltar, lave da mesma maneira de sempre.

Publicidade


Preso à superfície antiaderente: No caso de partes oleosas queimadas de difícil remoção, encha a panela com água, adicione meia xícara de vinagre branco e cozinhe por 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e, com todo o cuidado, use uma toalha de papel amassada para absorver o óleo na superfície; em seguida, jogue fora esse material. Use uma escumadeira para remover o carvão e detritos e jogue-os no lixo. Quando a panela já tiver mais fria, lave com detergente líquido.


Revestimento de Teflon: limpe-as com muito cuidado usando um pano ou esponja e detergente líquido. Nunca use metal em superfícies antiaderentes, pois elas são muito delicadas e podem perder a funcionalidade.

Publicidade


Panelas Wok: Com panelas de ferro temperadas ou oleadas como as woks, o detergente líquido anulará a condimentação. Para preservar, ferva um pouco de água na panela, retire os pedaços queimados com uma colher de pau, enxágue, seque e esfregue outra camada leve de óleo vegetal na superfície de cozimento. A lubrificação com óleo protege a panela quando você não a está usando.


Panelas esmaltadas: Cubra as áreas queimadas com bicarbonato de sódio em pó por alguns minutos para absorver óleos e ácidos. Lave em seguida. Se mais tratamentos forem necessários, coloque um litro de água com 2 colheres de chá de bicarbonato na panela e deixe ferver por 15 minutos. Em seguida, lave novamente.

Publicidade


Interiores de cobre: Encha a panela com água, adicionando 100 ml de vinagre branco e 50g de sal. Deixe ferver e cozinhe por alguns minutos. Lave. Para manchas difíceis, mergulhe meio limão em sal e esfregue a lateral aparada e salgada sobre as marcas.
Material resistente: Misture detergente em pó e detergente líquido para fazer uma pasta. Use a mistura para polir a superfície queimada.


Fundos de cobre: Eles podem brilhar novamente com ingredientes simples. Jogue sal sobre a superfície de cobre. Pulverize ou despeje vinagre branco e limpe com uma escova, adicionando mais sal e vinagre, conforme necessário. Enxágue com água limpa e seque.

Publicidade


Material resistente: Misture detergente em pó e detergente líquido para fazer uma pasta. Use a mistura para polir a superfície queimada.


Último recurso: Lã de aço. Use apenas em panelas antigas sem muita importância, pois você poderá fazer riscos bem profundos. Se isso não funcionar, a melhor coisa a fazer é reciclar a panela, visto que a base queimada pode ser um perigo para a segurança.

Com informações de Cleanipedia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade