Veja três dicas caseiras para limpar o seu micro-ondas

por Giulia Vibosi - Estagiária*
   

Ele é o queridinho de quem quer preparar alguma comida rápida em meio à correria da rotina. Em poucos minutos é possível cozinhar refeições para uma pessoa ou para a família inteira. Mas toda essa praticidade tem o seu lado ruim: a sujeira que fica na parte de dentro do eletrodoméstico. Na maioria das vezes é causado por "explosões" de refeições com molhos que impregnam nas paredes internas. Apesar de parecer trabalhoso, as dicas a seguir mostram como higienizar o micro-ondas de forma prática e eficiente.

Reprodução/Instagram

Vinagre

Pixabay

O vinagre é um importante aliado na limpeza da casa, principalmente para retirar as gorduras do micro-ondas. Em um recipiente de vidro, encha até a metade com água e adicione duas colheres (sopa) de vinagre branco. Coloque a tigela de vidro por cinco minutos no micro-ondas em potência alta. Deixe a mistura agir. Ela irá evaporar e desgrudar a crosta das paredes do aparelho, facilitando sua limpeza. Após retirar o recipiente, utilize um pano úmido ou passe um papel toalha seco para a remoção da sujeira. A mistura também pode ser usada para limpar a parte exterior do eletrodoméstico. Você vai notar que não é preciso fazer esforço e nem esfregar!

Limão

Pixabay

Essa dica é parecida com a anterior. Em vez do vinagre, corte um limão ao meio e esprema para dentro do recipiente de vidro. Coloque também as duas partes espremidas. Ligue o micro-ondas na potência máxima, deixando a solução agir por cinco minutos. O vapor do limão vai ajudar na remoção da sujeira. Retire o recipiente e limpe o interior com um pano úmido. Se ainda assim alguma mancha estiver resistente para sair, molhe a ponta do pano na solução com limão e esfregue bem. Essa mistura pode também ser utilizada para a limpeza exterior do aparelho.

Folha de louro

Pixabay

As folhas de louro são bastante usadas na gastronomia, mas também são conhecidas pelo seu poder mágico na hora da limpeza. Para a ajudar na remoção da sujeira do micro-ondas, coloque quatro folhas de louro em um recipiente de vidro com duas colheres (sopa) de água. Como as duas dicas anteriores, deixe por cinco minutos em potência alta. A mistura, além de deixar a sujeira solta, produz um cheiro agradável no interior do aparelho. Logo após que retirar o recipiente, limpe o micro-ondas com um pano úmido ou um papel toalha seco.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)