Você sabe como evitar acidentes domésticos na quarentena? Veja estas dicas!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

O país enfrenta a pandemia do Coronavírus, e com isso, estamos aprendendo uma nova forma de nos relacionar. A família reunida em tempo integral é um momento único, de aprendizado, de muita alegria, brincadeiras, mas também de cuidados. Só no estado de São Paulo, os incêndios provocados por álcool em gel, problemas relacionados ao uso do fogão e sobrecarga de energia nas tomadas subiram 60%, conforme dados divulgados pelo corpo de bombeiros.

Divulgação

Como forma de prevenção, a plataforma de proteção Ciclic selecionou algumas dicas para o período de isolamento, a fim de ajudar nos cuidados com a família:

- Álcool em gel 70%: ao utilizá-lo, aguarde a total absorção antes de acender um cigarro ou chegar perto do fogão. Esse tipo de álcool tem uma chama praticamente invisível. Devemos utilizá-lo no combate ao COVID-19, mas é necessário atenção.

- Crianças: é importante ficar de olhos nos pequenos principalmente na cozinha, e não deixar panelas sozinhas no fogão, potes e pratos com biscoitos, bolos, doces ao alcance deles, facas e garfos também. Cuidado dobrado com quedas, queimaduras, intoxicações e afogamentos. Qualquer objeto pode virar brinquedo: balde com água, tomadas, panelas no fogão, produtos de limpeza.

- Idosos: com a mobilidade reduzida, limitada ao espaço dentro da residência, eles tendem a buscar novas atividades, como limpar, cozinhar, entre outras atividades e acabam por ignorar obstáculos como tapetes, objetos no chão, fios, cabos, degraus. Sempre é bom ficar de olho na alimentação e hidratação da família.

- Manutenção da casa: não há como prever se o cano vai furar, a tomada está sobrecarregada ou o chuveiro queimar. Por isso fique de olho se houver manchas ou inchaço nas paredes, tetos e pisos, se ao carregar o celular, a tomada estiver quente ou se o chuveiro mudar a temperatura de repente, pode ser sinal de mau funcionamento.

A sugestão é que ao invés de tentar resolver o problema e criar mais um, procure um especialista.

Conteúdo relacionado: