Você sabe limpar o seu tapete de forma correta? Veja as dicas!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Durante o período de quarentena, as pessoas estão passando mais tempo em casa. Mais tempo em casa significa que os ambientes e cantinhos do local necessitam de mais atenção e higiene. Um dos objetos que mais sofre e absorve sujeira é o querido tapete. Com isso, a Lina Miranda, designer e fundadora da Square Foot, separou algumas dicas de como limpar os tapetes sem danificá-los.

Pixabay

Os tapetes Tibetanos (lã com pelo cortado mais fofo) e os Dhurries Indianos (trama fina a maioria de algodão) podem ser aspirados todos os dias. Devem ser girados uma vez por ano, e lavados a cada dois anos dependendo do uso.

Já os tapetes nacionais (trama de algodão, juta, chenille e sisal) usar aspirador de pó no máximo uma vez na semana, no sentido paralelo à trama com bocal liso, não expor o tapete ao sol por longo período, nunca use limpadores a vapor e vassouras e o uso de cremes nos pés pode manchar. Utilize sempre as lavanderias especializadas, pois os tapetes não devem ser imersos em água.

Evite de usar produtos que contem agentes químicos que tiram a cor da fibra, resultando em uma mancha branca permanente. Além disso, não esfregar ou usar escova de cerdas duras, pois podem agredir a fibra do tapete.

Confira abaixo as dicas da designer para tirar as principais manchas:

Vinho

Retirar o excesso imediatamente. Coloque um pano seco e pressione sobre a mancha. Aplique 1/2 copo de água e novamente retire o excesso. Misture vinagre branco com água e aplique sobre o local, retire o excesso até a mancha sair. Novamente coloque um pano seco e pressione para deixar o local mais seco. Nunca aplique sabão, detergente ou qualquer produto antes de tirar o excesso e aplicar água, a mancha ficará escura e permanente.

Café

Retirar o excesso com papel toalha ou pano seco. Com água morna sobre a mancha, aplique um pouco de sabão neutro e passe o pano levemente. Retire o excesso com pano seco. Repita o procedimento até tirar a mancha.

Gordura

Retirar o excesso com papel toalha ou pano seco. Aplicar talco ou maizena sobre a mancha (ajuda a absorver a gordura) e retire novamente qualquer excesso restante. Aplique uma pequena quantidade (uma gota) de detergente neutro, com um pano úmido limpe a mancha suavemente. Repita o procedimento até tirar a mancha.

Urina de cachorro

A mancha de urina de cachorro precisa de atenção imediata. A concentração de ureia na urina queima o tapete resultando em uma mancha permanente. Assim que ver a mancha, aplique 1/2 copo de água para diluir o efeito. Retire o excesso com um pano bem seco. Para não causar danos no piso, coloque uma toalha em baixo do tapete antes de aplicar a água. Aplique um sabão neutro e passe o pano levemente. Repita o procedimento até tirar a mancha. Não esfregue.

Chiclete

Tente retirar o máximo que puder. Depois aplique gelo até o chiclete ficar duro, (congelado) e poder quebrá-lo para retirá-lo facilmente.

Conteúdo relacionado: