É correto guardar panelas com comida na geladeira?

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   
Divulgação

Como você costuma guardar as sobras do almoço ou da janta na geladeira? Você coloca em potes e recipientes de plástico ou guarda com panela e tudo? Caso sua resposta tenha sido a última opção, saiba que você não está sozinho, pois este é um hábito muito comum nos lares brasileiros. O que muitos não sabem é que isso não é indicado e pode levar a uma série de malefícios.

Além de ocupar um espaço desnecessário na geladeira as panelas não só podem causar alterações no alimento como também estragam mais rápido. Isso porque elas acabam carregando muitos resíduos do próprio alimento, então, caso seja um molho de tomate, por exemplo, toda a acidez do molho vai corroer o seu revestimento, diminuindo sua vida útil. Além disso, diminuir a eficácia do utensílio também é perigoso para a saúde, pois o alimento cozido ali pode conter restos químicos.

Já com respeito ao alimento as tampas das panelas não conseguem vedar a comida hermeticamente, correndo o risco de acontecer uma infiltração de oxigênio e de vapor. Isso pode alterar cor, sabor e aroma, muitas vezes desperdiçando uma comida que, em outras circunstâncias, estaria perfeita para consumo. Sabe aquela bebida ou alimento que fica com "gosto de geladeira”? É exatamente isso que acontece.

Além disso, na pior das hipóteses, a comida pode ficar até mesmo contaminada, pois passa tempo demais em contato com o metal da panela. Isso significa que, ao consumir aquele alimento, estaremos ingerindo um pouco de alumínio e ferro. A princípio, não acontece nada, mas em excesso e a longo prazo faz muito mal para a saúde.

Indo além de como guardar a comida, também é importante saber lavar as panelas adequadamente. Muita gente acha que, se não estiver brilhando, não está limpo, mas isso não se aplica com panelas! Polir demais pode fazer com que fragmentos de alumínio se soltem ao cozinhar, também colocando nossa saúde em risco.

Sendo assim, as sobras precisam ser guardadas em recipientes de plástico (certifique-se do material ser livre de BPA, outra substância prejudicial à saúde) ou vidro, pois, além de não causar nenhuma alteração na comida, esses recipientes possuem tampas com vedação hermética, justamente para conservar o alimento ao máximo, sem alterar odor ou sabor.

Conteúdo relacionado: