Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Espelho, espelho meu

Espelho para sala de jantar: arquiteta apresenta inspirações para valorizar o seu ambiente

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jan 2021 às 14:32
No projeto assinado por Karina Korn, a composição com espelhos em recortes retangulares auxilia na iluminação da ampla mesa de jantar com 12 posições - Eduardo Pozella
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É inegável o charme que o espelho contempla na decoração da sala de jantar. Versátil, a peça pode ser usada de várias formas: seja emoldurado, como se fosse um quadro, ou aplicado sobre a parede inteira, sua finalidade vai muito além do efeito decorativo. Ao revestir uma parede, o espelho contribui para alongar o cômodo, ampliar a cor escolhida e até mesmo refletir a luz natural proveniente de uma janela.


"Na minha opinião, este é um dos ambientes que melhor pode tirar proveito das funções do espelho”, conta a arquiteta Karina Korn, do escritório que leva seu nome, Karina Korn Arquitetura. "Independentemente das dimensões do projeto, o espelho valoriza o ambiente e promove charme à sala de jantar ", revela a arquiteta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira as sugestões da profissional e inspire-se com as dicas que vão deixar sua sala de estar ainda mais sofisticada e charmosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


Proporção e estilo: como escolher o espelho ideal para a sala de jantar?

Publicidade


A proporção de área é variante e de acordo com cada imóvel, podendo ser bastante ampla, em alguns casos e, mínima, em outros. Segundo Karina Korn, os espelhos podem ser aplicados em ambas as ocasiões, o que muda é a finalidade que tomará no ambiente. "Quando vamos adicionar um espelho na sala de jantar, é importante fazermos uma análise prévia para definir se sua finalidade será assumir um papel funcional ou decorativo. Só assim podemos bater o martelo sobre as questões de tamanho e modelo, por exemplo”, explica.


Salas muito pequenas costumam tirar proveito dos espelhos para adquirirem a sensação de aumento visual. "Até a iluminação é beneficiada”, complementa Karina. Mas as dimensões da sala de estar são mais avantajadas, o elemento entra em cena para adornar, permitindo que o projeto de arquitetura de interiores possa contar com diferentes proporções, formas variadas e até mesmo investir em composições que mesclam espelhos e quadros.

Publicidade


Instalação: quais os cuidados tomar?


Espelhos são peças muito frágeis e sua instalação requer a mão de obra de profissional especializado para que que não ocorram acidentes, principalmente em projetos que terão a presença de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. "O essencial é o arquiteto ou designer de interiores defina a área onde a peça será instalada e conte com um vidraceiro de confiança”, sugere.


Nicola Labate
Nicola Labate - A sala de jantar com espelhos chanfrados comporta toda a área da parede
A sala de jantar com espelhos chanfrados comporta toda a área da parede


Manutenção: Como cuidar do espelho na sala de jantar?

Diferente de outros tipos de revestimentos que precisam de uma manutenção mais rigorosa, como os papéis de parede que devem ser trocados de tempos em tempos e exigem um cuidado maior com poeira, os espelhos não exigem grandes esforços para que estejam sempre bonitos. "A manutenção é, sem dúvidas, uma das vantagens que o espelho propicia. No mercado, existem alguns produtos específicos para a higienização do espelho, mas a maioria dos casos podem ser resolvidas com um paninho úmido ou um pouco de álcool. Mesmo nas salas de jantar”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade