Linhas de cimentício é tendência 2020 na decoração

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

O cobogó é um dos orgulhos da arquitetura nacional. E não é pra menos: lá nos idos de 1920, três engenheiros brasileiros criaram um elemento inovador: um tijolo com aberturas que permitia a passagem de ventilação e luz natural. Inspirados no muxarabi árabe, um treliçado de madeira trazido pelos portugueses para o Brasil, a invenção brasileira tornou-se aclamada quando o desejo é dividir ambientes, mas sem abrir mão do conceito de integração.

Divulgação

A Palazzo Revestimentos, empresa catarinense que investe em revestimentos cimentícios, apresenta uma gama de cobogós de concreto. A matéria-prima dos cobogós confere muito mais resistência aos projetos residenciais e comerciais.

Como dimensionar a quantidade e instalar os cobogós?

A empresa explica que o cálculo é feito de acordo com a metragem quadrada que se pretende cobrir. "Na impossibilidade, nossa recomendação é finalizar com a colocação de uma estrutura em alvenaria ou metálica, trazendo um efeito muito interessante para o projeto”, explica Antônio Bogo, diretor da Palazzo.

Partindo para a instalação: na versão autoportante, a aplicação é feita por meio da utilização de argamassa e vergalhões entre as peças. No caso de cobogós com espessura reduzida, a instalação é realizada com perfis metálicos, podendo ser na vertical ou, em alguns casos, na horizontal. "Nos dois casos sugerimos uma estrutura de travamento nas extremidades da parede”, reforça Bogo. O diretor ainda reforça ser imprescindível a leitura completa do manual técnico que acompanha as peças.

EDGE

Divulgação

Traços e cantos retos revelam a expressão do Edge. Lançado em 2020, a peça explora o acabamento de concreto pré-fabricado em um dos lados, revelando rusticidade no verso. Seu design simples é evidenciado na versatilidade ao compor diferentes paginações tanto em áreas internas, como externas.

FINESTRE

Divulgação

Com linhas retas e design volumétrico imponente, seu elemento vazado não esconde nenhum dos espaços. Fabricado com textura lisa e acabamento nos dois lados, é possível pintar o cobogó para que o elemento se adeque aos projetos arquitetônicos mais ousados.

QUADRI

Divulgação

Com uma inspiração industrial e moderna, o Quadri aposta em sua forma quadrada e no vazamento retangular que expressão contemporaneidade. Com acabamento rústico e cheio de estilo, funciona como um ousado divisor de ambientes, valorizando o espaço como um todo.

ANGOLO

Divulgação

Toques de minimalismo e estilo industrial marcam o cobogó Angolo. Com acabamento de concreto em ambos os lados, forma uma composição bastante interessante, pois permite a execução de múltiplas paginações. A sensação de aconchego é obtida através dos elementos vazados, que arejam e iluminam ambientes internos e externos.

ARESTA

Divulgação

Com desenho vazado em triangulações e trapézios, o Aresta conta com linhas precisas e proporções ousadas. Atrelada às questões de funcionalidade e estética, a peça esboça um novo conceito de elementos vazados, acompanha características de menor espessura e, consequentemente, menor peso.

LÚMINA

Divulgação

Alta tecnologia dá vida à peça de concreto translúcido para parede: uma união da robustez do concreto lixado combinado às propriedades translúcidas de seus polímeros internos.

O resultado se traduz como uma inovação criativa que transfere leveza e elegância. Mais do que um elemento convencional, o Lúmina abre portas para a imaginação de maneira arrojada, possibilitando a impressão da personalidade de maneira sustentável, autêntica e única.

Alinhado com a pauta da sustentabilidade, promove um maior aproveitamento da iluminação natural e colabora para a redução do consumo de energia elétrica. Pode ser especificado em ambientes internos e em paredes externas cobertas.

LUMIÈLLE

Divulgação

Peça de concreto translúcido com design que permite diferentes paginações, o Lumièlle apresenta acabamento lixado que evidencia o desenho formado por seus polímeros. Indicado para parede, eleva a imaginação no momento de especificar, resultando em composições extremamente arrojadas.

Assim como o Lúmina, colabora para o aproveitamento da luz natural nos ambientes, atuando na redução do uso de energia elétrica, e pode ser empregado em ambientes internos, como paredes externas cobertas.

Conteúdo relacionado: