Luminárias de piso são alternativas versáteis e charmosas para iluminar a casa

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   
Emerson Rodrigues
Projeto da arquiteta Luciana Ballio

O ano de 2020 fez todo mundo repensar a decoração residencial. Seja para tornar os espaços mais confortáveis, ampliá-los ou quem sabe improvisar um home office. Nesse momento tão particular, uma boa solução é investir na iluminação auxiliar, aquela que complementa e melhora, de forma prática e rápida, a iluminação em alguns pontos da casa. Também chamadas colunas, as luminárias de piso são diversas e bastam ser conectadas à tomada para contribuir muito com o conforto visual em diferentes espaços.

Emerson Rodrigues
Projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda

Iluminação Principal x Auxiliar

A iluminação principal é aquela bem conhecida em nossa rotina, normalmente localizada nas áreas centrais dos cômodos. Ela responde pela luz ampla e geral de um espaço. Enquanto isso a iluminação de apoio ou auxiliar oferece maior luminosidade, principalmente, aos cantinhos e áreas em que se faz necessário um reforço ou até mesmo um destaque. Essa é a função da luminária de piso que consegue se adaptar com facilidade a qualquer espaço, basta conectar na tomada.

Emerson Rodrigues
Projeto da arquiteta Ana Yoshida

Ambientes e modelos mais indicados

Considerada uma iluminação auxiliar, as luminárias de piso sem cúpula, que apresentam uma luz direta, são usadas geralmente como reforço para áreas de estudos, leitura ou trabalho, além de laterais de sofás ou poltronas. Já os modelos com cúpula proporcionam focos indiretos e suaves, perfeitos para trazer relaxamento e tranquilidade, seja para horas de descanso ou meditação. É uma ótima alternativa para ficar ao lado da cama, por exemplo.

Para sair um pouco da rotina, o uso da luminária de piso em halls de entrada ou salas de TV também é bem-vinda, pois pode tornar o ambiente mais elegante ou se tornar o ponto de atração do projeto, de acordo com o modelo eleito. Por fim, quem quer valorizar algum cantinho esquecido da casa, independentemente do cômodo, pode optar por um tipo mais arrojado para fazer toda a diferença.

Luis Gomes
Projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura

Luminária de Piso: hora de dar uma chance para a peça!

Apesar de já ter conquistado bastante espaço no mercado por conta de sua fácil aplicação, as luminárias de piso ainda são itens pouco explorados em comparação com outros artigos de iluminação. Um dos motivos é o fato de que, por se tratarem de iluminações auxiliares, em muitos casos, as luminárias de piso deixam de ser procuradas nos momentos principais de reformas e mudanças para serem lembradas somente no pós-obra.

Geralmente, isso ocorre quando o morador já está ocupando o espaço e então percebe a necessidade de um produto que traga maior luminosidade para um ambiente específico ou então pela comodidade de sua aplicação no dia a dia. Porém, agora é o grande momento de dar atenção e uma chance a esse tipo de peça! Seja para apartamentos pequenos, integrados ou em ambientes com múltiplas funções, o fato é que a procura por itens mais flexíveis têm crescido nos últimos tempos, o que incentivou o interesse por produtos como a luminária de piso.

Conteúdo relacionado: