Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Canto zen

Aconchegantes, varandas ganham status de sala de estar

Erica Shimamura - Folha Casa & Conforto
19 ago 2009 às 11:39
- Evandro Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Privilegiar as áreas de convívio e o bom aproveitamento dos espaços são premissas cada vez mais relevantes nos projetos contemporâneos de residências. E as varandas, que são locais apropriados para os bate-papos e momentos de relax, pedem uma decoração caprichada para abrigar seus moradores e convidados.

Segundo a decoradora e artista plástica Roni Brunetto, a varanda da casa hoje ganhou a função de sala de estar, por ser um espaço aconchegante que chama para o convívio. ''Em Londrina a área pode ser usada o ano inteiro, pois não temos um inverno rigoroso'', acrescenta.

Por ser um espaço intermediário entre a parte interna e externa da casa, o visual das varandas fica ainda mais agradável se houver plantas. Procurar o equilíbrio entre o mobiliário utilizado e as espécies apropriadas não é complicado, porém é preciso atenção na escolha das plantas que melhor se adaptam ao espaço, observando a incidência de sol e luz.

O mobiliário de varandas também requer alguns cuidados. Móveis que não estraguem com a ação do vento, sol e chuva se encaixam bem no perfil. A dica da decoradora é escolher aparadores e mesas de madeira encerada, que resistirão melhor ao tempo, assim como cadeiras e poltronas de vime. Se houver sofás, é bom providenciar capas feitas de tecidos resistentes como a sarja, que podem ser retiradas e lavadas.

Nas varandas de apartamentos, devido ao espaço reduzido, as possibilidades são menores porém não menos importantes. Plantas e decor precisam ser adaptados. Uma boa ideia é cultivar ervas aromáticas em vasinhos, além de plantas de tamanho médio que possam garantir privacidade aos moradores, e que não exijam muitos cuidados para que permaneçam saudáveis. Pequenas telas, vasos de plantas fixados na parede e os mais diversos objetos podem ser bem usados e reinventados nesse ambiente de bem-estar.


Descontraída e alegre, a varanda traduz o estilo dos moradores, que adoram receber a família e os amigos. Projeto assinado pela decoradora Roni Brunetto, a arquiteta Ana Paula Brunetto e a paisagista Maristela Cardoso Monice.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Evandro Monteiro
Evandro Monteiro


Flores pink e brancas dão ar romântico à varanda. Ao lado, uma tela criada pela decoradora e um par de castiçais trazidos de viagem à Tailândia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Evandro Monteiro
Evandro Monteiro


As cortinas foram escolhidas para crir atmosfera de aconchego. Mesa de centro e bandeja com copos cedidos pela Casa & Cia.

Publicidade


Evandro Monteiro
Evandro Monteiro


Na varanda em estilo provençal, dois vasos grandes abrigam as nandinas e delicados cachepôs recobrem os vasos das ervas aromáticas. Destaque para o tapete de fibra natural (Casa & Cia). Execução de Roni e Ana Paula Brunetto, e Maristela Monice.


Cuidados com as plantas

Publicidade


A paisagista Maristela Cardoso Monice explica como cuidar das plantas que foram escolhidas para compor as duas varandas que ilustram a matéria: uma casa e um apartamento.

Casa


Para essa varanda, grande e arejada, a profissional decidiu escolher plantas que possam trazer agradáveis surpresas aos usuários. Além de flores exuberantes e perfumadas, plantas com formatos românticos e harmônicos. São elas: manacá-da-serra, buxinhos, íris-da-praia, cyca, primavera e orquídeas (ver fotos).

Apartamento


As nandinas foram escolhidas para compor a pequena varanda do apartamento, pois são rústicas e ao mesmo tempo delicadas. Rústicas no que se refere ao trato: não muito exigentes com relação a regas, adubação e luminosidade. Essa espécie adapta-se bem em locais com as catacterísticas do escolhido. São delicadas porque conferem ao ambiente leveza e graça. As demais plantas selecionadas foram algumas ervas aromáticas: manjericão, alecrim, hortelã, manjerona e salsinha.

Geral

De acordo com Maristela, todas as espécies utilizadas adaptam-se facilmente em varandas, basta que um pouco de atenção seja dispensada. A água deve ser colocada nos vasos em média três vezes por semana, na primavera e verão. No outono e inverno, é necessário regá-las apenas uma vez por semana. Com relação às orquídeas, cuidado: elas gostam de pouca água.

A cada dois meses deve-se fazer uma adubação química ou orgânica. A paisagista avisa que existem bons produtos no mercado, então basta seguir as orientações da embalagem. Outro cuidado importante é pulverizar semanalmente as plantas com água fresca, utilizando um borrifador.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade