Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tudo no lugar

Como fazer a organização do guarda-roupa?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 jun 2019 às 08:58
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


De acordo com um estudo realizado pela Cornell University (2016), a bagunça pode desencadear um aumento do hormônio cortisol, fazendo crescer os níveis de estresse, tensão e ansiedade e, ainda, levar a hábitos não saudáveis. Segundo a personal organizer, Nalini Grinkraut, a organização de um simples guarda roupa pode contribuir para facilitar o dia a dia da pessoa e até mesmo reduzir o estresse. Grinkraut ressalta que há quatro benefícios da prática de organização:

1- Poupa muito tempo. Principalmente pra você encontrar a peça que você precisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2- Reduz o estresse e as brigas dentro de casa. Muitas vezes você não sabe onde as roupas foram guardadas, se estão na lavanderia ou dentro de uma gaveta. Então, a organização evita esse nervoso ao procurar uma peça para vestir.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


3- Facilidade para montar os looks. Um guarda roupa organizado possibilita a visualização global das peças, e, além disso, facilita na hora de fazer as combinações.

Publicidade


4- Evita surpresas. Como por exemplo, encontrar roupas furadas ou manchadas.


Mas como organizar?

Publicidade


A personal organizer explica que é possível fazer a organização de forma simples, prática e duradoura. "Para aplicar o método é preciso se conhecer melhor, eliminar aquilo que não condiz com o seu estilo de hoje e analisar os limites do seu guarda roupa, quais são as repartições, assim vamos saber como adequar dentro dele as peças", explica.


Quais roupas devem ser dobradas e quais roupas devem ser penduradas? A distinção é feita de acordo com o tecido da peça. Roupas que podem ser penduradas: são aquelas que amassam facilmente, entre eles estão os tecidos: seda, crepe, linho, brim e tricoline.

Publicidade


Dica 1: colocar uma peça por cabine, pois se colocar mais de uma, você esconde a roupa de dentro.


Dica 2: cabides padronizados ajudam na visualização, deixando a estética mais agradável.

Publicidade


Dica 3: colocar os cabides voltados para o mesmo lado, facilita na hora de tirar e colocar no guarda roupa.


Dica 4: roupas olhando para o mesmo lado, oferece mais harmonização.

Publicidade


Dica 5: se possível, organizar as roupas em escala de cor. Facilita na visualização e escolha.


Roupas que podem ser dobradas: São aquelas que são mais maleáveis, que não amassam com facilidade e se pendurar podem até danificar a peça. Entre eles estão os tecidos: lã, tricô, lycra, poliéster, malha fina e jersey. Priorize as gavetas para dobrar esse tipo de tecido.

Publicidade


Dica 1: se você não tem gavetas suficiente, simule com caixas. Coloque na horizontal as roupas, assim facilitará a visualização das peças e a manutenção da organização.


Dica 2: se a luz do seu quarto for distante do guarda roupa, priorize as peças mais escuras na frente, porque no fundo não será possível enxergá-las.


Roupas jeans: podem ser dobradas ou penduradas. Você que definirá de acordo com o espaço do seu guarda roupa.


Como manter a organização?


"É preciso criar novos hábitos", ressalta a personal organizer.


1- Honre e cuide das suas peças.


2- Depois que usar uma roupa, muitas vezes ela pode estar limpa, não sujamos na primeira ou na segunda vez, e é preciso despertar a consciência com as roupas e também com o meio ambiente. Não tem necessidade colocar toda vez para lavar. Dessa forma, você diminui o trabalho de casa e ajuda na sustentabilidade.


3- Guardar roupas usadas e limpas. Isso evita a "cadeira cheia de roupas." Além de facilitar a visualização, você não vai transferir as roupas para um próximo espaço.

Nalini reforça a necessidade de usar os limites do guarda roupa para equilibrar a quantidade de peças para ter. "Se você tem um pendurador para 50 peças, não adianta você ter 180 itens. Isso, naturalmente vai deixar o seu guarda roupa desorganizado, além de dificultar a visualização e manutenção", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade