Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Upcycle

Confira cinco ideias para transformar paletes velhos em móveis

Redação Bonde
28 fev 2014 às 09:07
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já ouviu falar em upcycle? Talvez você não conheça por esse nome, mas a técnica - que consiste em dar nova utilidade a coisas que parecem não ter mais serventia - está em alta e pode render belas peças decorativas para sua casa. Através dela, quase tudo pode ser reaproveitado.

Entre os materiais que mais rendem 'novas' peças estão os paletes, usados em transportes de carga. Mas, para criar uma peça sustentável, é importante utilizar um palete que já esteja sem uso, desta forma você coloca no mercado novamente as madeiras que seriam jogadas fora, garantindo que o material seja reaproveitado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por ser uma técnica simples, qualquer pessoa com um pouco de prática no manuseio de madeira pode obter bons resultados e fazer os mais diversos tipos de móveis. Com um pouco de capricho, as criações ainda podem ser comercializadas e gerar uma grana extra.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Confira a seguir cinco formas criativas de utilizar os paletes que iriam para o lixo:

Publicidade


1. Suporte para bicicleta e estante


O suporte criado pelo designer norte-americano Chris Meierling é perfeito para decorar ambientes internos. Os paletes são dispostos verticalmente e neles foram colocados dois suportes simples. A mesma técnica foi utilizada para fazer estantes de livros que completam a decoração.

2. Cadeiras

Publicidade


Reprodução
Reprodução


A designer inglesa Nina Tolstrup resolveu dar um final feliz aos paletes, transformando-os em diferentes cadeira e poltronas. O design é simples, porém muito original.


3. Jardim Vertical

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Existem muitos projetos decorativos que usam paletes, da mesma forma que existem diversas opções de jardins verticais. A ideia de misturar os dois é da paisagista Fern Richardson, o resultado é um jardim funcional. Você também pode fazer uma horta utilizando a mesma técnica. (Veja o passo a passo)


4. Mesas

Publicidade


Madame Criativa
Madame Criativa


Uma ideia bem bacana é transformar os paletes em mesas. Eles podem servir tanto como tampo de mesas mais altas, como para mesinhas de centro. No caso das mesas de centro, é só acrescentar rodinhas ou um tampo de vidro para dar um toque especial. Veja como fazer aqui.


5. Cabeceira para cama


Reprodução
Reprodução

Uma maneira muito fácil de reutilizar este tipo de madeira é fazer uma cabeceira para cama. O método é simples: basta lixar bem a madeira e fixá-la à parede atrás de sua cama. A cabeceira pode ser personalizada, utilizando tinta ou verniz. (Fonte: Ciclo Vivo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade