Cortinas ou persianas? Veja o que é melhor para sua casa

por Redação Bonde
   

A principal função de cortinas e persianas é bloquear ou pelo menos amenizar a entrada da luz nos ambientes. Porém, esta função se tornou parte importante no momento da decoração de sua casa. E a pergunta é: Como escolher a cortina ou persiana certa para cada ambiente? Afinal, são tantos modelos e cores, que fica difícil decidir.

Para Eraci Dehnhartd, proprietária da Rudi Cortinas, cada caso é um caso, casa ambiente é um novo desafio. Segundo ela, é preciso definir um estilo, que orne com os móveis, que combine com a pessoa que está comprando e que sirva para o propósito esperado. Nas decorações em salas, a especialista afirma que trabalha com modelos tradicionais, com pregas macho-fêmea e pregas americanas, que são clássicos. Mas se a intenção for criar um ambiente mais acolhedor, tecidos de algodão consegue dar um ar de aconchego.

Confira algumas dicas para ajudar na escolha do modelo para a sua casa:

Amostra de tecido de algodão

Em ambientes mais requintados, ela indica os tons de cinza e tecidos com seda na composição.

Amostra de tecido de seda

Para os mais modernos, os ilhoses estão muito em alta, além dos cortineros embutidos no teto de gesso rebaixado.

Reprodução

Modelo com ilhoses

Nos quartos, os tecidos black-out fazem o maior sucesso. "Sem dúvida é a melhor solução para a vedação de luz", declara Eraci, categórica. Ele é usado como um forro atrás da cortina com o tecido escolhido.

Em quartos masculinos tende-se a usar tons sóbrios, preto, cinza. Para as crianças, o ideal são tecidos de algodão e composições coloridas que podem incluir as colchas das camas. As listras também têm uma ótima aceitação e alguns florais servem bem a ambientes mais românticos.

Persiana com efeito translúcido combinada com cortina de ilhoses

Outra novidade são os tecidos que têm uma cobertura de alumínio e refletem a luz do sol não deixando o ambiente ficar muito quente. Estas são excelentes para quem tem imóveis com orientação solar para o Sul. Além disso, as persianas são a melhor escolha para pessoas que sofrem de alergias, por serem mais fáceis de limpar.

Para dar ainda mais charme, as persianas com reposteiro ficam com um acabamento mais bonito, se alinhadas com o estilo do ambiente. Ou ainda a combinação de persianas com cortinas. (Fonte: Hagah)

Conteúdo relacionado: