Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Covid-19: Descumprir regra de prevenção em condomínio pode dar multa

Folhapress/Larissa Teixeira
15 jun 2020 às 15:40
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como as autoridades públicas têm decretado medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, os síndicos estão encaminhando essas recomendações para o cotidiano dos condôminos. Além disso, a convenção e o regulamento interno do condomínio determinam como o funcionamento dos prédios deve acontecer.

"Não existe uma comunidade sem regramento, se não vira um caos", afirma José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo). Para ele, quando alguém comete uma infração, o diálogo deve ser a primeira ferramenta utilizada. "Grande parte dos problemas são solucionados com uma boa conversa", explica Graiche.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso a pessoa insista no problema, vale tomar as medidas cabíveis dentro do regimento interno e da convenção do condomínio, com advertências e multas. Se quem foi advertido, também for inquilino daquele imóvel, vale enviar uma cópia da punição para o proprietário. "O contrato de locação tem uma cláusula em que o condômino deve respeitar as normas do condomínio sob pena de infração contratual", explica o advogado especializado em direito condominial Fernando Zito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Segundo os profissionais, o inquilino deve pagar pela multa por ser o ator da infração. Em caso de inadimplência, o proprietário pode ser acionado na justiça pelo condomínio para efetuar o pagamento e, depois, cobrar o valor ao inquilino.
Diante das dificuldades financeiras que a pandemia trouxe, na qual pessoas perderam o emprego ou pararam de trabalhar, os profissionais afirmam que tem sido comum a negociação dos aluguéis. Os inquilinos recebem descontos durante este período. O valor restante para completar a mensalidade é parcelado nas cobranças futuras. Assim, o despejo por falta de pagamento pode ser evitado. Segundo a AABIC, 19% das locações residenciais terminaram o mês de abril em negociação.

Zito afirma que as decisões relacionadas ao valor do aluguel e às novas normas adotadas durante a pandemia variam muito. "Se tivesse uma lei norteando as relações de condomínios e locações, diversos embates teriam sido evitados", diz. Já Graiche diz acreditar que as pessoas tem conseguido se acomodar sem a interferência de uma lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade