Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tipo, cor, material...

Cozinhas também precisam de cortinas; veja como escolher

Redação Bonde
27 mai 2013 às 11:31
- Divulgação/Renata Basques
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como todos os ambientes de uma casa, a cozinha também merece uma decoração especial, o que inclui acessório decorativos e, é claro, cortinas. Independente do tamanho da sua cozinha, uma cortina irá proporcionar proteção e privacidade deixando o ambiente mais aconchegante e confortável, valorizando a decoração e dando à mesma um toque pessoal.

Como escolher

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Existem vários modelos de cortinas para cozinha, o que irá variar é o tipo de tecido, a cor, o tamanho e a combinação de materiais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Como a cozinha é um ambiente de trabalho é importante dar atenção à segurança e à funcionalidade. Escolha uma cortina que seja prática, fácil instalar, retirar e lavar, e que seja leve, bonita e elegante.

Publicidade


Modelos


Para a cozinha, as cortinas poderão ser de varão, trilho, persiana, rolô, romana ou painel.

Publicidade


Varão: este modelo de cortina é moderno e muito prático para abrir e fechar, regula a entrada de luz no ambiente, causando um efeito bonito e agradável. Poderá ser usado varão de madeira ou de metal, utilizando ilhós, alça ou argolas (todos disponíveis no mercado em variadas cores);


A cortina, com varão e alças, é estampada e cria uma decoração divertida combinada com os demais elementos. Imagem: Lago. Mais fotos: Móveis para Cozinha | Lago

Publicidade


Trilho: a cortina de trilho pode ser usada em cortineiros de gesso, embutida atrás da sanca. O efeito é leve e bonito, além de ser relativamente fácil retirá-las para lavar e econômico trocá-las.


Persianas: por serem práticas são muito utilizadas em cozinhas. Os tipos mais usados são as persianas horizontais formadas por lâminas metálicas, de madeira ou de PVC. São ótimas por deixarem passar a ventilação natural.

Publicidade


Rolô: cortina de fácil manuseio, alia conforto térmico e visual. É fácil de limpar, por ser composta por um plano único de tecido (sem dobras ou reentrâncias). Pode ficar esticada (totalmente aberta), à meia altura ou totalmente recolhida no rolo superior. Protege do sol de uma maneira suave, deixando a luminosidade passar (é possível optar por materiais de diferentes graus de proteção e transparência). A tela segura até 96% dos raios UV, que estragam móveis, pisos e tecidos.


Divulgação/Renata Basques
Divulgação/Renata Basques

A cortina rolô em tecido translúcido cria um clima agradável na cozinha


Romana: ela combina com diversos estilos de decoração, permitindo um visual uniforme quando fechada e gracioso quando retraída (marcando linhas horizontais no tecido). Para esse tipo de cortina / persiana, é possível usar tecidos com base de poliéster, telas solares e até fibras naturais. Sua limpeza diária é simples (com espanador), mas deverá procurar o auxílio de um profissional especializado caso queira uma limpeza mais profunda.

Publicidade


Divulgação/Cia das Cortinas
Divulgação/Cia das Cortinas

A cortina romana complementa a decoração, com a sua estampa floral verde, de maneira sutil


Painel: este tipo de cortina desliza facilmente para os lados e fica bonito e elegante em grandes vãos.


Escolha dos tecidos

Publicidade


A cortina da cozinha terá que ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura quase sempre presentes neste ambiente.


Prefira os tecidos que facilitam a manutenção, como algodão, rendas e poliéster. A renda holandesa, por ser um tecido sintético, é leve, prática e funcional, assim como a cortina Richelieu (que é um bordado feito geralmente no linho).


Já as persianas poderão ser de alumínio, bambu, PVC, poliéster ou fibras artificiais. Algumas marcas utilizam poliéster com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo de pó e gordura no tecido.


Escolhendo a cor a


Para não errar na escolha da cor das cortinas da sua cozinha, observe as cores das bancadas, pisos, revestimentos e móveis. Use cores sólidas com paredes padronizadas e cortinas estampadas com paredes neutras.


Existem opções para todos os estilos: os mais clássicos de renda branca, com bordados e recortes de frutas e flores, as xadrezinhas, as estampadas ou lisas com babadinhos, bordadas ou não, e os mais contemporâneos com estampas.


As cores neutras trazem harmonia e amplitude ao ambiente, combinando com qualquer decoração tornando-o agradável e bonito.


Largura e altura


Como será utilizada na cozinha, ela deverá ser mais curta, tanto no largura como na altura (não deve atrapalhar o trabalho na bancada).


A largura irá variar de acordo com as dimensões da janela (e o espaço disponível, pois muitas vezes ela encosta na parede ou em um armário). Se houver espaço, opte por deixar uma "sobra" para barrar melhor a entrada da luz nos cantos.

Poderão ser colocadas cortinas de tamanho pequeno, cobrindo apenas parte da janela. Esta opção é mais decorativa do que privativa. (Fonte: Clique Arquitetura)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade