Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mai 2023 às 16:42
- Leandro Moraes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das bases tonais mais queridas da moda no período de outono e inverno é também uma das mais utilizadas na decoração e na arquitetura de interiores: os tons terrosos. Como o próprio nome explana, a paleta advém sua coloração de terra, como vermelhos, rosáceos queimados, alaranjados, marrons acinzentados e arenosos entre muitos outros. O gradiente é diverso, assim como sua aplicação no décor, podendo estar em tapeçarias, mobiliário, peças decorativas, revestimentos e acabamentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para a arquiteta Patricia Penna, responsável pelo escritório de Arquitetura & Design que leva seu nome, a potencialidade dos tons está, além de sua afinidade com o design de interiores, na ligação sensorial e a atmosfera que ajudam a criar. “Estas cores estão relacionadas ao natural”, pontua a arquiteta. “Logo, se conectam com a experiência que o olhar para a natureza nos transmite, como acolhimento, paz, serenidade, introspecção e assim por diante”, caracteriza a profissional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estimativa

Reforma deve reduzir tributo sobre imóveis do Minha Casa, Minha Vida, prevê Fazenda

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula


Publicidade
Imagem
Cinco materiais de bancadas para deixar seu banheiro moderno e funcional
Entre os elementos fundamentais para um banheiro e o lavabo está a bancada, uma vez que ela integra o estilo decorativo definido para o ambiente.


Em um período em que as pessoas buscam se sintonizar com os princípios de uma vida mais leve, em ambientes onde seja possível descomprimir o olhar das telas e da velocidade da tecnologia, os tons terrosos vão além de uma tendência sazonal: se exaltam como uma paleta acolhedora para transformar um imóvel em um verdadeiro lar. 


Camadas entre o marrom e o vermelho também fazem parte dos tons terrosos, assim como as tonalidades.
Camadas entre o marrom e o vermelho também fazem parte dos tons terrosos, assim como as tonalidades. - Leandro Moraes


Sensorialidade e sensibilidade

Publicidade


Ao adicionar essas nuances, o décor de interiores esbanja acolhimento e ganha força para expressar ainda mais a personalidade dos moradores, uma vez que os tons são capazes de evocar as percepções desejadas por eles. De acordo com Patricia, a paleta é sempre uma decisão coerente e bem acertada quando o assunto são livings e salas de estar, uma vez que a sensorialidade das cores transmite o aconchego característico das cores quentes e naturais. 


Imagem
Confira valiosas dicas para deixar sua casa mais acolhedora durante o outono
Para tornar esse período do ano ainda mais agradável, veja dicas de decoração e iluminação para deixar a casa repleta de bem-estar e personalidade.


Mesmo com sua acertada adesão em ambientes de estar, outro benefício da utilização dos tons terrosos na arquitetura é a possibilidade de trabalhar nos mais variados cômodos de um projeto, sendo uma paleta extremamente versátil. “Em quaisquer ambientes funcionam bem, desde que em harmonia com a proposta”, esclarece a arquiteta. “Quartos e salas ficam super aconchegantes e uma cozinha se apresenta com um visual bastante atual”, completa a profissional.

Publicidade

Por isso, as composições com os tons são indicadas para os mais diferentes espaços como home office, salas de jantar e dormitórios. Confira, a seguir, diversas aplicações promovidas pela arquiteta Patricia Penna com essa base cromática e inspire-se!

Publicidade


Tons terrosos são ótimas opções tanto para ambientes internos quanto externos.
Tons terrosos são ótimas opções tanto para ambientes internos quanto externos. - Leandro Moraes


Colorindo ambiente com versatilidade


Nesse contexto de versatilidade, os tons terrosos surgem como ótimas escolhas, sendo um suporte fértil para se trabalhar com camadas diversas, seja em revestimentos ou mobiliário. Entretanto, para uma melhor utilização das cores, é preciso um estudo, como indica Patricia: “A aplicação da escala cromática é essencial. A partir dela, deve-se analisar quais são os tons de base das tintas, avaliando se são opostos, complementares, análogas e assim por diante”.

Nos ambientes sociais, por exemplo, as cores quentes em tons mais terrosos, como o amarelo e o marrom, favorecem a serenidade e o conforto, sendo ideal para o relaxamento e os momentos de socialização e descompressão.


Tons terrosos se fizeram presentes no revestimento de madeira das paredes, na cabeceira, no tapete e também nos itens de decoração.
Tons terrosos se fizeram presentes no revestimento de madeira das paredes, na cabeceira e no tapete. - Leandro Moraes
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade